Vereador eleito: a importância da equipe e planejamento; Janja xinga Elon Musk e a ponte entre Maurício Carvalho e Léo

Um mandato de excelência possibilita construir um perfil político imbatível nas urnas

Por Herbert Lins - segunda-feira, 18/11/2024 - 10h58

Nas eleições de 1992, participei como coordenador da Casa da Juventude da Força Jovem do PDT e articulador político da campanha do jovem Marco Antônio Cartaxo Queiroga Lopes – irmão do ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL). A vitória de Marco Antônio nas urnas foi considerada a zebra do referido pleito eleitoral. Neste caso, um grupo de jovens idealistas fez uma campanha linda de sentimento e mobilização. Por que esse resgate histórico? Porque muitos vereadores eleitos em Rondônia e no Brasil têm me deixado recados no direct ou messenger, perguntando como exercer o cargo com as condições que são dadas nas Câmaras Municipais de Vereadores. Primeiramente, o cargo de vereador é o mais importante nos espaços de poder no Brasil. Por sua vez, não é fácil ser vereador porque todo mundo sabe onde ele mora, a roupa que veste, o carro que usa e o eleitor entende que o legislador municipal ganha para não fazer nada, daí parte do eleitorado quer usufruir da “fortuna que o vereador recebe sem trabalhar pela cidade”. Já o vereador enxerga esse eleitorado como pidão e oportunista, caso essa relação seja consolidada, o mandato será assistencialista. Mas o vereador que consegue virar-chave e se livrar dessa relação tóxica consegue avançar nos espaços de poder.

Fazer

Ganhei a eleição para vereador, o que fazer? Primeiramente, cuidar do contábil e do jurídico, deixar tudo redondinho. Depois, visitar a Câmara Municipal e conhecer os seus ambientes, criar intimidade com a Lei Orgânica, o Regimento Interno da Casa e as Normas com relação a pessoal e estrutura de gabinetes e comissões.

Tempo

O próximo passo é cuidar da documentação para diplomação e a tomada de posse do mandato. Entre esse meio tempo, fazer o planejamento estratégico para “chegar chegando” e mostrar para o eleitor que ele acertou na escolha.

Estratégicas I

O vereador eleito precisa compreender que o momento mais importante é agora, na escolha da equipe, planejamento do mandato com objetividade e definições de ações estratégicas com inteligência. Além de focar na comunicação política de fácil compreensão e que gere conexão com o eleitor.

Estratégicas II

As ações estratégicas com inteligência a que me refiro estão relacionadas aos “4C” que defendo no livro de minha autoria com o título “Marketing Eleitoral: É candidato, seja um vencedor! Lembre-se: um mandato de excelência possibilita construir um perfil político imbatível nas urnas.

Guerra

Depois da Rússia atacar a Ucrânia, o presidente Joe Biden (Democratas), chegando a Manaus – Amazonas, para conhecer a Floresta Amazônica, autorizou a Ucrânia a atacar alvos dentro da Rússia com mísseis de longo alcance fabricados pelos EUA. O presidente russo, Vladimir Putin, alertou diversas vezes que poderia ser o início de uma Terceira Guerra Mundial, inclusive nuclear, caso isso acontecesse.

Indignar

A primeira-dama Janja Lula da Silva, depois de mandar o bilionário sul-africano Elon Musk “se fuder” em inglês no Festival Aliança Global, o presidente Lula (PT) para a mesma plateia, disse: “não precisamos xingar ninguém, nós precisamos apenas indignar a sociedade”.

Euforia

Por conta da sua euforia, a primeira-dama Janja Lula da Silva teve sua participação vetada em reuniões bilaterais do G-20 e desistiu de participar do painel no Global Citizen Now, com a presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, e líderes do setor da iniciativa privada.

Xingar

A primeira-dama Janja Lula da Silva não aprende com os fatos históricos negativos. Neste caso, ela não precisa repetir os erros da extrema-direita que levou um estádio inteiro de futebol a xingar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) durante a abertura da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Bobo

O presidente Lula (PT) conseguiu reunir no Rio de Janeiro os líderes do G-20, em especial o presidente dos EUA Joe Biden e da China Xi Jinping. O destaque do evento fica para o presidente da Argentina, Javier Milei, que pode ser considerado um “bobo da corte” por onde passa como chefe de Estado-nação.

Paralelo

Paralelo ao G-20, a milícia e os narcotraficantes roubaram 2 carros da comitiva oficial; balearam 3 policiais penais de Minas Gerais; 2 policiais militares de São Paulo foram baleados; soldados do Exército Brasileiro foram atacados a tiros pelo Comando Vermelho (CV).

Eliminar

Os militares do Exército Brasileiro precisaram pedir socorro à Polícia Militar do Rio de Janeiro para revidar o ataque sofrido por membros do CV. Vale lembrar que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, é do PL e bolsonarista. Por que ele não consegue eliminar o CV, a milícia e o narcotráfico no estado carioca e na capital fluminense?

OAB I

A eleição para escolha do presidente da OAB acontece hoje (18), das 09h às 17h. A novidade é que o processo eleitoral será totalmente online, ou seja, eliminando a necessidade de deslocamento a uma urna física para votar.

OAB II

O atual presidente Márcio Nogueira busca a reeleição (Chapa 10) e o seu adversário é o advogado Eurico Montenegro Neto (Chapa 11). Mas acredito que Márcio deverá vencer na capital e no interior pelo reconhecimento da sua capacidade de diálogo e de trabalho em defesa do advogado rondoniense.

Defensor

O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) participou da abertura e das apresentações do Duelo da Fronteira na Pérola do Mamoré. A cada evento, o deputado Alan se torna um árduo defensor do festival folclórico que envolve os bois-bumbás Flor do Campo – vermelho e branco – e do Malhadinho – azul e branco, no município de Guajará-Mirim.

Disputar

Consultando o advogado eleitoralista Manoel Veríssimo, ele me confirmou que o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) caso se afaste do Poder Executivo estadual para disputar uma vaga ao Senado Federal, a primeira-dama Luana Rocha pode, sim, disputar o cargo eletivo de deputada federal em 2026.

Caerd

Após denúncia sobre vazamento de água no bairro Ulisses Guimarães, moradores do bairro Nova Floresta, em Porto Velho, relatam que também enfrentam o mesmo problema. Segundo os moradores, água tratada está vazando constantemente na rua Osíris, causando indignação na comunidade.

Vazamentos

O leitor que nos procurou com o seguinte relato: “É revoltante ver tanta água sendo desperdiçada enquanto outros bairros sofrem com falta de abastecimento”, expressando frustração com a falta de ação por parte da companhia de água. Apesar de a Caerd já ter sido notificada sobre vazamentos na capital, nada foi feito.

Aproximação

O vereador eleito, Breno Mendes (Avante), deverá ser o fio condutor de aproximação entre o líder da Bancada Federal, deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil), e o prefeito eleito Léo Moraes (Podemos). Neste caso, desarmar o espírito de ambos para proporcionar ganhos para Porto Velho.

Sério

Falando sério, o Estado-nação brasileiro precisa combater urgentemente as milícias, facções criminosas e os narcotraficantes para o Brasil não se tornar uma Nova York na década de 50 ou a Colômbia e a Itália, países que sofreram por décadas com as organizações criminosas

AUTOR: HERBERT LINS





COMENTÁRIOS: