Secretário de Estado é preso em Rondônia durante a 2ª fase da Operação Dionísio em Porto Velho

Ação do Ministério Público inclui buscas, apreensões e afastamento de servidores suspeitos de destruir provas

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 13/12/2024 - 08h08

Porto Velho, RO – Na manhã desta sexta-feira (13), o Ministério Público de Rondônia prendeu preventivamente um secretário de estado, já afastado de suas funções, como parte da segunda fase da Operação Dionísio, realizada em Porto Velho. A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corrupção (GAEC), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX) e da Polícia Civil.

Além da prisão, foram cumpridas novas ordens de busca e apreensão, e servidores públicos acusados de ajudar na destruição de provas foram afastados de seus cargos. Esses funcionários também estão proibidos de acessar ou frequentar as dependências do órgão público por 90 dias.

Segundo apurações do Ministério Público, na primeira fase da operação foi identificado que investigados e pessoas próximas a eles usaram informações privilegiadas para obstruir a investigação, o que inclui a supressão e a destruição de provas. Essas condutas configuram, em tese, os crimes de fraude processual e supressão de documento.

A operação tem como objetivo proteger o andamento das investigações e garantir que os responsáveis pelas irregularidades sejam identificados e responsabilizados. Novos desdobramentos são esperados nos próximos dias.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: