Iniciativa do União Brasil visa fomentar políticas públicas sustentáveis por meio de hub regional; contraproposta inclui também eixo de Segurança Alimentar
Porto Velho, RO – Durante um evento voltado ao Turismo, realizado na tarde de quinta-feira (3) em Porto Velho, a secretária de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social de Rondônia, Luana Rocha, foi anunciada como a coordenadora do projeto “Coração da Amazônia” no estado. A indicação partiu da Executiva Nacional do União Brasil, legenda à qual ela é filiada.
O encontro contou com a presença de lideranças políticas e empresariais, entre elas a coordenadora nacional do projeto, Maria Emília de Rueda, irmã do presidente nacional do partido, Antônio Rueda. Também estiveram presentes o governador Marcos Rocha, prefeitos, deputados estaduais, vereadores, empresários e membros do União Brasil.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Durante a solenidade, Luana Rocha comunicou ter aceitado o convite da cúpula nacional do partido. Em sua fala, defendeu a proposta como uma oportunidade de promover transformações nas comunidades amazônicas. “Acredito no impacto positivo do projeto e na capacidade de Rondônia contribuir com experiências e soluções”, afirmou. Ela ainda apresentou uma contraproposta à direção nacional, sugerindo a inclusão do eixo de Segurança Alimentar ao lado das ações voltadas ao Turismo. A sugestão foi aceita.
O “Coração da Amazônia” é um hub de inovação em políticas públicas regionais, vinculado ao programa “Brasil 2044”, desenvolvido pelo União Brasil. O projeto tem como escopo principal promover a dignidade das populações amazônicas por meio de soluções práticas para desafios socioeconômicos e ambientais, com atuação direcionada a estados da região Norte, entre eles Rondônia.
Em sua fala, Maria Emília de Rueda compartilhou algumas das entregas já alcançadas pela iniciativa, como a elaboração de uma matriz de políticas públicas que orienta as ações do programa, além do desenvolvimento de uma metodologia de avaliação que permite mapear áreas prioritárias. Segundo ela, também foi criado um sistema de inteligência artificial em parceria com pesquisadores, voltado a apoiar gestores na formulação de políticas alinhadas aos critérios ESG — Ambiental, Social e de Governança.
Luana Rocha também citou avanços recentes do governo estadual em iniciativas voltadas à sustentabilidade e à melhoria da qualidade de vida da população. Segundo ela, Rondônia possui condições de se tornar um modelo na aplicação de políticas públicas inovadoras e integradas. Para a secretária, o novo projeto poderá reforçar estratégias já em curso e abrir espaço para novos formatos de atuação social e ambiental.