Programação será realizada em diversos municípios do estado entre os dias 25 e 31 de julho
Porto Velho, RO – Entre os dias 25 e 31 de julho, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) promove a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com o Motociclista, com atividades coordenadas pela Escola Pública de Trânsito (Eptran). A abertura oficial ocorre nesta sexta-feira (25), em Porto Velho, no Terminal Rodoviário, com ações voltadas aos motociclistas.
As atividades da semana têm como foco a intensificação de medidas relacionadas à educação, fiscalização e engenharia de tráfego. Segundo o Detran-RO, a iniciativa visa reforçar orientações sobre a condução prudente, especialmente entre motociclistas. As datas coincidem com o Dia do Motorista (25 de julho) e o Dia do Motociclista (27 de julho), ambos comemorados anualmente.
Em Porto Velho, a primeira ação do evento será a atividade educativa “Motociclista Seguro”, marcada para às 16h. Estão previstas atividades lúdicas, sorteio de brindes e a possível troca de capacetes usados por novos, desde que o item passe por avaliação da equipe técnica, e o condutor esteja com a documentação regularizada e habilitação válida.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
As ações serão estendidas para outros municípios, incluindo Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Guajará-Mirim e Ouro Preto. Os eventos ocorrerão em locais variados, como empresas, praças públicas, feiras livres e outros espaços de circulação.
De acordo com o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, o trabalho do órgão combina ações educativas e de engenharia em parceria com prefeituras municipais. “Nada muda se o comportamento de cada condutor não mudar, desacelerando e mantendo sempre a atenção no trânsito”, declarou.
O diretor da Eptran, Fábio Duarte, informou que o foco na condução de motocicletas se deve à vulnerabilidade desse público. Ele explicou que, dos sinistros registrados em 2024, 56% envolveram motocicletas. “A grande causadora disso é a pressa e a desatenção. Por isso, continuamos trabalhando nas campanhas educativas e na necessidade de todos possuírem habilitação, bem como desacelerar no trânsito e na vida”, afirmou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, declarou que considera as ações educativas essenciais para a preservação de vidas no trânsito.