Reunião no 1º BPM aborda estratégias contra furtos, roubos e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade
Porto Velho, RO – Na manhã de segunda-feira, 28 de julho, às 9h, ocorreu uma reunião interinstitucional no 1º Batalhão da Polícia Militar, em Porto Velho, com foco na elaboração de estratégias conjuntas para combater furtos, roubos e atender situações de vulnerabilidade social na região central da capital.
O encontro foi conduzido pelo Comandante Regional de Policiamento I (CRP-I), tenente-coronel Wilton Amorim, e contou com a participação do tenente-coronel Alex Miranda, comandante do 1º BPM, que apresentou o contexto da situação e um planejamento prévio de ações integradas. Ele destacou a importância da cooperação entre órgãos municipais, estaduais e de segurança pública diante da presença de pessoas em situação de rua e usuários de drogas na área. Também participaram os comandantes do 5º e 9º BPM e o subcomandante do CRP-I.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Representantes das secretarias de assistência social e saúde, do município e do estado, defenderam a atuação coordenada e sugeriram medidas como fiscalização de espaços públicos, utilização de imóveis para abrigamento emergencial e fortalecimento da rede com centros de saúde mental. As forças de segurança propuseram ampliar o policiamento ostensivo e realizar o mapeamento de imóveis ocupados de forma irregular.
Durante a reunião, foram coletadas informações para subsidiar o planejamento macro da operação integrada que será coordenada pela Polícia Militar, com cada órgão executando suas atribuições. Ficou definida também a inclusão de outros setores públicos, como a Postura do município e o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod).
Segundo o tenente-coronel Amorim, “vamos continuar alinhando as ações em conjunto para que as políticas públicas cheguem aos que mais necessitem e a sociedade sinta a sensação de segurança necessária para frequentar espaços públicos da cidade sem receios”.
A operação, denominada “Ordo” — termo em latim que significa “Ordem” —, terá seu cronograma preliminar voltado para ações contínuas de encaminhamento e acompanhamento de moradores de rua na região central de Porto Velho.