Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Porto Velho recebe conclusão das filmagens de curta-metragem “Kika não foi convidada”

🛠️ Acessibilidade:

Produção dirigida por Juraci Júnior inicia fase de montagem após gravações na Vila Candelária

Por Informa Rondônia - terça-feira, 29/07/2025 - 12h02

Conteúdo compartilhado 183 vezes

Porto Velho, RO – O curta-metragem “Kika não foi convidada”, roteirizado e dirigido por Juraci Júnior, finalizou as gravações e iniciou o processo de montagem. As cenas foram registradas na Vila Candelária, às margens do rio Madeira, em Porto Velho (RO), cenário no qual a trama fictícia se desenvolve.

A produção é inspirada em uma vivência da infância do diretor, quando presenciou a expulsão de uma colega de uma festa de aniversário no bairro onde morava. A narrativa parte desse episódio para retratar a amizade e a cumplicidade entre crianças, abordando as realidades enfrentadas por moradores de regiões periféricas da Amazônia.

O enredo central trata da aversão a pessoas pobres (aporofobia) e do preconceito racial, evidenciando a separação entre crianças que habitam a mesma área, mas têm experiências e oportunidades distintas. Na história, Kika e Jordson são melhores amigos, cuja relação oferece apoio para superar dificuldades. A trama se intensifica quando Kika é retirada da festa de aniversário de Enzo, morador da mesma comunidade, cuja família é considerada estruturada, mas cujos pais rejeitam o acolhimento.

Para a escolha do elenco, o diretor optou por crianças sem experiência anterior em atuação, selecionadas a partir de oficinas teatrais realizadas em escolas e associações de bairros periféricos. “O processo de escolha das crianças do filme foi bem interessante e tranquilo. Elas participaram de oficinas com jogos e muitas brincadeiras, para que estivessem livres e sem preocupações com testes, aprovações e reprovações. Só depois que souberam que se tratava de um filme”, relatou Juraci.

A preparação psicológica do elenco foi conduzida por Ane Cleyanne, psicóloga com atuação voltada para crianças e adolescentes. Já o trabalho de preparação cênica foi dirigido pelo ator Francisco Gaspar, natural do Pará e residente em São Paulo, com participação em produções como “Estrada 47”, de Vicente Ferraz, “Condado Macabro”, de Marcos DeBrito, e na série “O Escolhido”, da Netflix.

O projeto foi vencedor do 25º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem do Festival Curta Cinema – 33ª edição, realizado em 2024, no Rio de Janeiro (RJ), e contemplado pelo Edital 01/2024 SEJUCEL Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo – Lei Paulo Gustavo.

A equipe técnica é formada por Géssica Castro (1ª assistente de direção), Ana Duzanowski (2ª AD), Fernanda Paiva (direção de produção), Juraci Júnior e Géssica Castro (produção executiva), Talita Gusmão (produção de elenco), Jucy Campos (assistência de produção), Tino Alves e Ricardo Almeida (direção de arte), Ricardo Almeida (produção de objetos), Najhara Lopes, Ricardo Almeida, Juraci Júnior e Géssica Castro (figurino), Vanúbia (maquiagem e cabelo), Jordan Cruz (direção de fotografia), Kelvily Nascimento (assistência de fotografia), Gualter Cruz (gaffer), Moisés (elétrica), Verônica Brasil (som direto), Vanessa Fernandes (assessoria de imprensa), Sales e Medeiros Advogados (assessoria jurídica), Eduardo Resing (montagem), Maria Alice Stratmmaan (assistência administrativa) e Carlos Barbosa (consultoria em produção executiva).

O elenco adulto é formado por Selma Pavanelli, Kaline Leigue, Gisele Stering, Adailton Alves, Andressa Silva e Marilyn Clara Nunes. O elenco infantil conta com João Pedro Ferreira, Sophia Resky, Arthur Iatrino e Filipe Monteiro.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: