Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

TURISMO INTERNACIONAL
Turistas portuguesas concluem roteiro em Porto Velho com passeio de barco pelo rio Madeira

🛠️ Acessibilidade:

Grupo de empresárias participou de atividades culturais, históricas e naturais durante sete dias na capital rondoniense

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 30/07/2025 - 08h46

Conteúdo compartilhado 204 vezes

Porto Velho, RO – Após uma semana de atividades em Porto Velho (RO), um grupo de empresárias portuguesas encerrou sua visita com um passeio de barco pelo rio Madeira, na tarde de segunda-feira (28). A programação fez parte da expedição “Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial” e contou com apoio da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), em parceria com a Embratur.

Durante sete dias, as visitantes percorreram pontos turísticos da capital, participaram de atividades culturais e interagiram com povos originários da região. “Estamos conhecendo a Amazônia que nem todo mundo conhece – Porto Velho, em Rondônia”, afirmou uma das integrantes do grupo.

O encerramento ocorreu no Complexo do Porto do Cai n’Água, de onde partiram para o passeio de barco. A embarcação estava decorada com elementos regionais, com música e petiscos típicos. O trajeto, que durou cerca de uma hora, seguiu entre a Usina Hidrelétrica e a ponte sobre o rio, permitindo que as participantes observassem o pôr do sol amazônico, botos e a paisagem local.

Segundo o secretário-executivo de Turismo, Aleks Palitot, esta foi a primeira vez que o município organizou receptivo para turistas estrangeiros em um roteiro criado localmente. “Elas passaram por pontos históricos, comunidades tradicionais, gastronomia e agora estão vivendo o circuito beiradeiro. É um momento importante para Porto Velho entrar, de fato, no mapa do turismo internacional”, disse.

As empresárias destacaram a recepção e a diversidade de experiências. Cristina Araújo, do setor capilar, afirmou: “Fui muito bem acolhida desde o primeiro dia. Foi uma surpresa conhecer uma história tão rica que desconhecíamos. Eu saio tão rica de conhecimento que, com certeza, voltarei para trazer mais pessoas. E hoje, para finalizar, esse passeio foi a cereja do bolo. Consegui ver o boto, foi emocionante”.

Ana Cristina relatou que o roteiro superou as expectativas: “Parece que estivemos aqui por mais de um mês, de tanta intensidade e diversidade. Conhecemos o Centro, fizemos o passeio de Litorina, estivemos com os povos originários e agora esse lindo passeio no Madeira. Vamos levar tudo isso no coração”.

Para Marise Gasparini, coordenadora da expedição, o projeto proporcionou reconexão mesmo em meio a compromissos executivos. “Escolhemos Porto Velho pela essência, pelo calor humano, pela natureza. Foram sete dias de transformação, e tudo o que consumimos foi regional. Saímos gratas e encantadas com a cidade e com o carinho da Semtel”.

A iniciativa integra o projeto “Novas Rotas do Brasil”, da Embratur, que busca promover destinos brasileiros ainda pouco explorados pelo turismo internacional. De acordo com Palitot, o objetivo é apresentar uma nova perspectiva da Amazônia, incluindo Porto Velho no circuito de turismo internacional.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: