Estado contabiliza mais de 16 mil novos negócios entre janeiro e junho e mantém liderança nacional em apoio ao empreendedorismo
Porto Velho, RO – SEntre janeiro e junho de 2025, Rondônia registrou a abertura de 16.874 empresas, crescimento de 20,9% em comparação ao mesmo período de 2024. Conforme dados do governo estadual, desde o início de 2019 até junho deste ano, foram formalizados 161.595 negócios no estado. Apenas em junho de 2025, houve o registro de 2.566 novas empresas.
Porto Velho foi o município com maior número de registros no primeiro semestre de 2025, com 5.810 novas empresas, alta de 29,17% em relação ao mesmo período do ano anterior. O setor de serviços liderou a criação de negócios no estado no período, com 11.849 registros.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
De acordo com levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP – Brasil), Rondônia ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de estados que oferecem maior suporte a empreendimentos inovadores.
O governador Marcos Rocha afirmou que o resultado está relacionado a ações de simplificação de processos e estímulo a novos negócios. “Rondônia é um estado em plena evolução, onde o empreendedorismo recebe total apoio do governo, com políticas públicas sérias que geram resultados concretos. As empresas encontram aqui condições reais para prosperar, porque valorizamos a criatividade, a determinação e a coragem da população”, declarou.
O presidente da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), Clébio Billiany, destacou a implementação do sistema digital “Empresa Fácil RO”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin). Segundo ele, a ferramenta, junto ao programa Cidadania Empresarial, permite registro automático e processos simplificados. “Derrubamos barreiras burocráticas e reduzimos custos para abrir uma empresa em Rondônia. Agora, com registro automático e processos simplificados, o empreendedor pode formalizar seu negócio em segundos, o que torna nosso estado um dos melhores ambientes para empreender no Brasil.”
Além disso, o governo mantém programas voltados à capacitação e incentivo, como os cursos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), a plataforma Geração Emprego da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), o Programa de Microcrédito Orientado (Proampe) e o programa Vencer da Secretaria de Estado da Mulher, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). As iniciativas buscam impulsionar o crescimento econômico e a geração de empregos até o fim de 2025.