Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

CNH SOCIAL
Governo de Rondônia publica lista de aprovados no Programa CNH Social

🛠️ Acessibilidade:

Selecionados devem apresentar documentação entre 13 e 22 de agosto nas unidades do Detran-RO

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 11/08/2025 - 10h11

Conteúdo compartilhado 150 vezes

Porto Velho, RO – O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) divulgou, no site oficial, a lista de candidatos aprovados no Programa CNH Social. Os convocados precisam comparecer a uma das unidades do órgão, entre 13 e 22 de agosto, para apresentar a documentação comprobatória. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

O programa oferece 1.500 vagas para a obtenção gratuita da primeira habilitação nas categorias A, B e AB, incluindo 150 vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que a ação contribui para ampliar as oportunidades da população, em especial das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Etapas do processo

No ato de apresentação, o candidato deve levar documento de identificação original com foto (RG e CPF) e comprovante de residência, informados na inscrição. A ausência desses documentos pode resultar na desclassificação. Nesta fase, também é realizado o registro do processo, com captura de imagem e coleta de biometria.

Após a abertura do processo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o participante será chamado para avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental. Se considerado apto, iniciará o curso teórico-técnico em entidade credenciada, com prazo de até 60 dias para concluir o conteúdo e realizar o exame teórico. Em caso de aprovação, serão iniciadas as aulas práticas de direção.

Critérios de seleção

A escolha dos participantes seguiu os requisitos do edital, incluindo ter no mínimo 18 anos na data da inscrição, estar inscrito como titular ou dependente no Cadastro Único (CadÚnico), saber ler e escrever e possuir renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou de até dois salários mínimos por família.

Número de inscritos

Foram registradas 56.536 inscrições no programa. Do total, 75,24% dos candidatos declararam-se do sexo feminino. A faixa etária predominante é de 18 a 20 anos. Entre os inscritos, 1.963 são pessoas com deficiência, que contam com vagas reservadas.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou a estrutura e a agilidade no atendimento aos participantes, além do impacto do programa. “A CNH Social garante gratuidade em taxas, exames, aulas teóricas e práticas, abrindo oportunidades para a população. É um avanço muito importante para o nosso estado.”

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: