Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Escolas móveis do governo de Rondônia ampliam acesso à educação profissional

🛠️ Acessibilidade:

Unidades itinerantes do Idep oferecem cursos gratuitos em diferentes áreas e atendem municípios de todo o estado

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 14/08/2025 - 15h51

Conteúdo compartilhado 123 vezes

Porto Velho, RO – Entre janeiro e julho de 2025, as escolas móveis do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) registraram 690 matrículas, dentro de um total de mais de 11 mil vagas ofertadas em todas as unidades do órgão no período.

O estado de Rondônia dispõe de seis unidades móveis, equipadas para capacitação gratuita nas áreas de Panificação e Confeitaria, Imagem Pessoal, Máquinas Agrícolas, Frigorífico e Piscicultura, Mecânica de Motocicletas e Informática. As inscrições para os cursos são feitas pelo site do Idep, no portal do governo estadual.

Segundo o governador Marcos Rocha, o projeto foi criado para atender aos 52 municípios com cursos gratuitos adequados ao perfil econômico local, utilizando uma estrutura itinerante. “Com o suporte do governo de Rondônia, a população tem acesso gratuito aos cursos profissionalizantes em todos os municípios, aprendem as profissões que têm oportunidades no mercado de trabalho rondoniense, e isso tem feito a diferença no desenvolvimento do estado que tem a segunda menor taxa de desemprego do Brasil”, declarou.

Desde 2021, as escolas móveis já ofertaram mais de 6 mil matrículas em diferentes localidades do estado. A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, destacou que a tecnologia dos veículos permite levar capacitação a diversos municípios. “A educação profissional no estado deu um salto com as escolas móveis, que são estruturas de alta qualidade, compostas de tecnologia moderna, permitindo ao Idep percorrer os municípios levando oportunidade de uma vida melhor para todos que aproveitam a chance de se tornarem profissionais diferenciados e até empreendedores através do conhecimento que recebem”, afirmou.

Antes da criação das unidades móveis, o Idep contava apenas com estruturas fixas: o Centec Abaitará, em Pimenta Bueno, e a Escola Técnica Estadual (Etec), em Porto Velho. Em 2021, foram adquiridas quatro unidades móveis — Panificação e Confeitaria, Imagem Pessoal, Máquinas Agrícolas e Frigorífico e Piscicultura — com investimento superior a R$ 9 milhões. Em 2024, mais duas foram incorporadas: Mecânica de Motocicletas e Informática, com recursos de mais de R$ 4,6 milhões.

O modelo adotado chamou a atenção da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, que convidou o governo estadual a apresentar a experiência na Alemanha como exemplo de descentralização da educação profissional na Amazônia Legal. As formações abrangem áreas como Ambiente, Saúde e Segurança; Controle e Processos Industriais; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Militar; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Apoio Educacional; e Gestão de Negócios.

Entre as capacitações realizadas pelas unidades móveis em 2025, de janeiro a julho, estão: Operador de Computador, Autocad, Boas Práticas de Fabricação, Injeção Eletrônica e Mecânica de Motocicletas, em Porto Velho; Manutenção de Máquinas Agrícolas, em Mirante da Serra; Automaquiagem, Massagem para os Pés, Design de Sobrancelhas e Tranças, em Ji-Paraná; Automaquiagem, Design de Sobrancelhas, Tranças, Pão Artesanal, Pão Caseiro, Pão de Sanduíche e Pão Salgado, em Guajará-Mirim.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: