Encontro contou com assinatura de portaria conjunta entre Judiciário, Assistência Social e 2º BPM
Porto Velho, RO – O Fórum Fortalecer para Proteger foi realizado na terça-feira (19) no Tribunal do Júri do Fórum Sérgio Alberto Nogueira, em Ji-Paraná. A iniciativa partiu da 2ª Vara Criminal da comarca e do Núcleo Psicossocial, reunindo representantes de instituições públicas, autoridades locais e sociedade civil. O encontro teve como finalidade fortalecer a articulação da Rede de Proteção à Mulher vítima de violência doméstica e familiar.
Durante a programação, mulheres atendidas pela rede participaram de uma apresentação simbólica. Elas leram em voz alta frases ditas por agressores e, em seguida, rasgaram os papéis, em ato que representou o rompimento com situações de silenciamento e a busca por autonomia e dignidade.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Um dos pontos centrais do evento foi a formalização de uma Portaria Conjunta entre a 2ª Vara Criminal, a Secretaria de Assistência Social e a Polícia Militar de Rondônia, por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar. O documento estabelece medidas de atuação integrada para aplicação da Lei Maria da Penha e aprimoramento do atendimento às vítimas.
O comandante do 2º BPM, tenente-coronel Edvaldo de Araújo Elias, esteve presente acompanhado da Patrulha Maria da Penha da unidade. A participação reforçou o engajamento da corporação no enfrentamento à violência doméstica, com ações voltadas tanto à proteção imediata das vítimas quanto ao desenvolvimento de iniciativas de prevenção e apoio social.
A atuação da Polícia Militar em eventos como este foi destacada como parte do compromisso institucional com a preservação da ordem pública e a defesa da vida, além do fortalecimento da confiança da comunidade nas políticas de enfrentamento a esse tipo de crime.