Iniciativa atende população em situação de vulnerabilidade social em oito municípios do estado
Porto Velho, RO – O programa Prato Fácil, criado pelo governo de Rondônia em maio de 2021 e coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família e do Desenvolvimento Social (Seas), atingiu em 2025 a marca de mais de 4 milhões de refeições servidas a pessoas em situação de vulnerabilidade. Cada refeição é oferecida ao custo de R$ 2.
O governador Marcos Rocha destacou o papel da política de assistência social no apoio às famílias. “As políticas públicas de assistência social do governo do estado buscam proporcionar uma vida mais digna à população, desde a gestação até a fase adulta, com suporte para possibilitar que possam vencer a situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, o Prato Fácil tem cumprido, de forma eficiente, sua função na vida das pessoas”, afirmou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
A secretária da Seas, Luana Rocha, explicou que o programa contempla famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda de até meio salário mínimo, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentados que recebem até um salário mínimo. “O programa Prato Fácil é uma política pública humanizada e contempla famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda de até meio salário mínimo, ou que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de aposentados cujos valores não são superiores a um salário mínimo”, disse.
Operação nos municípios
Atualmente, o Prato Fácil conta com 27 restaurantes credenciados em oito municípios, o que corresponde a 239 toneladas de alimentos servidos. Somente em Porto Velho, foram mais de 3 milhões de refeições disponibilizadas em oito unidades que funcionam de segunda a sábado, das 11h às 15h, com capacidade diária de 1.701 pratos ou marmitas.
Além da capital, o programa também está presente em:
- Ariquemes – 499 refeições por dia em quatro restaurantes;
- Cacoal – 449 refeições em dois estabelecimentos;
- Guajará-Mirim – 370 refeições em dois restaurantes;
- Jaru – 268 refeições em três restaurantes;
- Ji-Paraná – 568 refeições em um restaurante;
- Rolim de Moura – 223 refeições em um restaurante;
- Vilhena – 422 refeições em um estabelecimento.