Iniciativa garante envio mensal de 1.370 medicamentos e funciona com entregas domiciliares em Porto Velho
Porto Velho, RO – O programa Remédio Aqui em Casa, criado pelo governo de Rondônia, atende atualmente 2.750 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que realizam tratamento contínuo para doenças como asma grave, osteoporose, artrite reumatoide, transplantes e outras condições. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a média mensal é de 1.370 medicamentos entregues.
O serviço é realizado em Porto Velho em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), responsável pela entrega domiciliar. Nos demais municípios, os medicamentos são disponibilizados nas Farmácias Especializadas das Gerências Regionais de Saúde. Para participar, o paciente precisa estar inscrito no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). A adesão ocorre na primeira retirada presencial, quando é oferecida a opção de receber o tratamento em casa. Nesse momento, o paciente assina o termo de consentimento e deve manter endereço e telefone atualizados.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Segundo o governador Marcos Rocha, a ação tem como meta ampliar o alcance do programa. “O governo do estado tem trabalhado para ampliar ainda mais esse cuidado e fazer com que ele chegue a todos os cantos de Rondônia”, afirmou.
O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, explicou que a medida impacta diretamente o acesso aos tratamentos. “Com o Remédio Aqui em Casa conseguimos facilitar o acesso aos medicamentos e melhorar a vida de quem enfrenta doenças crônicas. É uma política que representa dignidade e cuidado com o cidadão.”
Entre os beneficiados está a paciente Marlite Vieira de Souza, que há 12 anos trata enfisema pulmonar. Ela destacou que agora não precisa mais enfrentar deslocamentos para receber o tratamento. “Antes eu tinha que pegar carona, sair de madrugada pra ir lá pegar o remédio e agora recebo aqui em casa. É muito bom”, relatou.
O cadastro pode ser feito na Coordenadoria de Gestão e Assistência Farmacêutica (CGAF), em Porto Velho, localizada na Rua Aparício de Moraes, nº 4.338, Bairro Industrial, ou nas unidades de Assistência Farmacêutica Especializada de Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Ariquemes e Rolim de Moura. Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar cópia do cartão do SUS, documento de identidade com foto, comprovante de residência, laudo médico, receitas atualizadas, exames específicos para cada protocolo e assinar o termo de aceite. Informações adicionais podem ser consultadas nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do SUS, disponíveis no site oficial. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/pcdt