Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

DOCUMENTAÇÃO
Mais de 30 mil Carteiras de Identidade Nacional aguardam retirada em Rondônia

🛠️ Acessibilidade:

Porto Velho concentra maior número de documentos prontos; governo reforça importância da retirada da CIN nos postos de atendimento

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 08/09/2025 - 08h05

Conteúdo compartilhado 114 vezes

Porto Velho, RO – Desde a implantação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Rondônia, em dezembro de 2023, já foram emitidos 281.074 documentos em todo o estado. Do total, 31.578 ainda não foram retirados nos postos de atendimento distribuídos pelos 52 municípios.

O governo do estado destacou que a CIN é o novo modelo de identificação válido em território nacional, reunindo em um único documento informações como CPF, título de eleitor e carteira de trabalho. O governador Marcos Rocha ressaltou a necessidade de retirada. “O novo modelo de identidade representa um avanço importante para a cidadania e a modernização dos serviços públicos. A Carteira de Identidade Nacional traz mais segurança e praticidade ao reunir diversas informações em um único documento. É essencial que todos que já solicitaram a CIN façam a retirada nos postos de atendimento, para que possam ter acesso aos benefícios que ela proporciona”, afirmou.

Entre os municípios, Porto Velho registra o maior número de documentos prontos para entrega, com 8.713 CINs aguardando retirada. Em Ji-Paraná, são 1.897; em Ministro Andreazza, 1.421; em Guajará-Mirim, 1.243; e em Primavera de Rondônia, 1.213. Outros locais também apresentam altos índices, como Ariquemes, com 1.114, Vilhena, com 995, Rolim de Moura, com 955, São Miguel do Guaporé, com 953, Cacoal, com 797, Nova Mamoré, com 638, Pimenta Bueno, com 608, e Mirante da Serra, com 606 documentos disponíveis. Há registros de CINs prontos inclusive em municípios menores, como Vale do Paraíso (16), Rio Crespo (19), Nova União (39) e Pimenteiras do Oeste (46).

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, destacou que os documentos já se encontram disponíveis à população. “O governo de Rondônia trabalhou para garantir agilidade na emissão da CIN e ampliar o acesso da população a esse documento. Agora, é fundamental que os cidadãos façam a retirada, pois a CIN tem validade nacional e facilita a utilização de diversos serviços públicos e privados, trazendo mais eficiência e segurança para todos”, ressaltou.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: