Evento teve programação cultural e gastronômica com participação de 12 países e culinária amazônica
Porto Velho, RO – A 12ª edição da Festa às Nações encerrou no domingo (14), após quatro dias de atividades gratuitas no Parque da Cidade, em Porto Velho. O evento, que inicialmente estava previsto para três dias, foi estendido devido à grande participação do público, contabilizando cerca de 60 mil visitantes, segundo a organização.
A praça de alimentação reuniu cardápios típicos de 12 países — França, Itália, Japão, México, Alemanha, Argentina, Arábia, Portugal, Suíça, Estados Unidos, África e também do estado de Rondônia — além de pratos da culinária ribeirinha amazônica.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O pastor Fábio Ramos, líder sênior da Igreja Às Nações, destacou que a iniciativa buscou valorizar a diversidade cultural e promover o respeito às diferenças. “A nossa festa foi um sucesso e a prova disso é que todos os dias o Parque da Cidade ficou lotado. Por conta disso, aumentamos os dias de festa. Inicialmente eram apenas três dias, mas após muitos pedidos acrescentamos o domingo e encerramos com muito sucesso a festa”, afirmou.
O visitante Pedro Soares participou do evento com a família e elogiou a estrutura. “Estou muito feliz em participar, está muito organizado, um cardápio variado e eu vim com minha família aproveitar e parabenizar a igreja e a Prefeitura por esse evento maravilhoso”, declarou.
A edição de 2025 contou com parceria da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel). O presidente da Emdur, Bruno Holanda, informou que esta foi a edição com maior público e arrecadação. “Essa foi a maior edição de todas, com um público recorde. Cerca de 60 mil pessoas passaram pelo evento e também foi recorde de arrecadação. Com apoio da Prefeitura, a Festa Às Nações ganhou uma nova proporção. Então podemos dizer que esse é o maior evento gastronômico do Estado de Rondônia”, declarou.
Durante os quatro dias, mais de 500 voluntários atuaram na realização da festa. O secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior, ressaltou o impacto para o turismo e lazer da capital. “Com certeza a expectativa foi superada, nós tivemos um número recorde, tanto que tivemos uma noite a mais. E pela primeira vez a Prefeitura se fazendo presente e oferecendo a estrutura do Parque da Cidade. Para eventos assim, a Prefeitura sempre estará de portas abertas, afinal isso aqui desenvolve o turismo, a economia e também deixa a gente com o coração mais quentinho”, afirmou.