Projeto em parceria com o Ifro Cacoal busca fortalecer cadeias produtivas e ampliar acesso a mudas de qualidade para agricultores da região
Porto Velho, RO – O café e o cacau estão entre as principais culturas da economia de Rondônia, com presença em grande parte dos municípios e destaque nacional pela qualidade da produção de café. Para ampliar o apoio aos agricultores, a deputada federal Sílvia Cristina lançou, em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), campus Cacoal, o viveiro Raízes de Rondônia, voltado à produção de mudas clonais de café e cacau, com foco em qualidade e produtividade.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Durante o lançamento, Sílvia Cristina ressaltou a relevância da iniciativa. “Rondônia se orgulha de sua produção de café, cada vez mais produtiva e de qualidade, gerando renda para o homem e a mulher do campo. Temos a valorização do nosso café, premiado nacionalmente, e hoje uma referência no robusta Amazônia. O cacau segue o mesmo caminho, após a cultura retomar o cultivo em vários municípios. Por isso, em parceria com o Ifro, estamos lançando o viveiro Raízes de Rondônia, para facilitar o acesso às mudas de qualidade”, declarou a parlamentar.
O evento contou com a presença do deputado estadual Cirone Deiró; do vice-reitor substituto do Ifro, Olakson Pedrosa; do diretor do campus Cacoal, Adilson; do vice-prefeito Tony Pablo; dos vereadores Amalia Milani e Alaézio, além de outras autoridades locais.
Segundo o projeto, a proposta tem como objetivo atender produtores de toda a região, contribuir para o fortalecimento das cadeias produtivas de café e cacau e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das culturas.