Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

ASSEMBLEIA CIDADÃ
Prêmio Unale Assembleia Cidadã inclui categoria Reportagem Legislativa

🛠️ Acessibilidade:

Regulamento define critérios de inscrição e avaliação de produções jornalísticas das Casas Legislativas

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 17/09/2025 - 09h21

Conteúdo compartilhado 42 vezes

Porto Velho, RO – A 6ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã contará com a inclusão da categoria Reportagem Legislativa. A nova modalidade foi criada para contemplar projetos desenvolvidos pelas Assembleias Legislativas e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), estabelecendo regras específicas para inscrição e avaliação.

Poderão concorrer matérias, séries de reportagens, documentários e programas especiais produzidos e exibidos pelas emissoras oficiais das Casas Legislativas. O regulamento estabelece que as produções devem contribuir para a valorização do Poder Legislativo, estimular a aproximação com a sociedade e fortalecer a cidadania.

As inscrições estarão restritas a conteúdos veiculados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025. A autoria e execução precisam ser exclusivas das emissoras oficiais, sendo vedada qualquer coprodução com veículos externos. Cada Assembleia Legislativa terá direito a inscrever apenas uma produção nesta categoria.

O envio do material deve ser realizado por meio de link público, em plataformas como YouTube, Vimeo ou site oficial. Além disso, é obrigatória a apresentação da ficha técnica, da contextualização da pauta e do termo de autorização para uso e divulgação do conteúdo.

O regulamento também define limites de duração. As reportagens avulsas devem ter entre três e 15 minutos; documentários e programas especiais não podem ultrapassar 30 minutos; e as séries poderão ter até três episódios, com duração máxima de 10 minutos cada.

Na avaliação, além dos critérios já previstos no regulamento geral do prêmio, serão observados aspectos específicos: relevância do tema e contribuição para a valorização do Legislativo (20 pontos), clareza e linguagem acessível (15 pontos), qualidade técnica de áudio, imagem, edição e recursos gráficos (15 pontos), narrativa e criatividade (15 pontos), impacto social e potencial de engajamento (20 pontos) e aderência à missão institucional da Assembleia e à promoção da cidadania (15 pontos).

O regulamento específico da categoria está disponível para consulta na íntegra.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: