Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

CARNAVAL
Virginia Fonseca é alvo de críticas e memes após coroação como rainha da Grande Rio

🛠️ Acessibilidade:

Ex-rainha de bateria aponta falhas técnicas e coreografia vira piada nas redes sociais

Por Informa Rondônia - domingo, 28/09/2025 - 09h37

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 354 vezes

Porto Velho, RO – A coroação de Virginia Fonseca como rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio, realizada em 20 de setembro, continua repercutindo. A influenciadora recebeu a faixa das mãos de Paolla Oliveira durante cerimônia na quadra da escola em Duque de Caxias (RJ) e, desde então, suas apresentações passaram a ser alvo de críticas e também de paródias na internet.

Na quinta-feira (25), Cintia Mello, ex-rainha de bateria do Acadêmicos do Tucuruvi entre 2016 e 2022 e ex-bailarina do Programa do Ratinho, publicou um vídeo analisando os movimentos de Virginia. Ela afirmou que os braços da influenciadora estavam rígidos ao serem abertos na diagonal e comentou a opção de sambar agachada.

“Agachada para começar a sambar até pode, mas, de preferência, com a perna fechada. E, para quem está iniciando, [é necessário] ajustar o corpo para começar a sambar. Braços com movimentos retos na diagonal deixa a pessoa completamente robótica. O ideal é esticar o cotovelo, assim você ganha mais leveza e limpeza no seu samba”, disse Cintia.

A professora também criticou os giros acompanhados de rebolado, a rotação lateral do quadril e a inclusão de passos característicos do TikTok na coreografia. “Você pode tudo, mas tem que ver se vai ficar bom mesmo. O ideal seria [fazer] movimentos leves, simples e bonitos, que representam a real realeza da alma de uma rainha”, declarou. Segundo ela, “o samba, como qualquer modalidade artística, exige técnica, treino e bom-senso. E já que elas estão ocupando cargos com total permissão das diretorias das escolas de samba, o meu lema é: o básico bem feito com muito bom-senso sempre será a melhor opção.”

Outros nomes também se manifestaram. Evelyn Bastos, rainha de bateria da Mangueira e diretora cultural da Liga Independente de Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), criticou a escolha de celebridades para cargos de destaque quando seguem religiões que demonizam a cultura afro-brasileira. A atriz Carol Castro, ex-rainha de bateria do Salgueiro, já havia se posicionado contra a coroação de Virginia.

Enquanto as críticas aumentavam, os passos da influenciadora passaram a ser reproduzidos em tom de brincadeira. O influenciador Álvaro Xaro, do “Dança dos Famosos”, publicou nas redes sociais que estava “viciado em imitar o passinho da Virg-Virg”. “Gente, é muito bom fazer isso. Eu não julgo essa mulher, viu, gente… é muito bom fazer isso”, declarou.

Outros perfis no Instagram, no X e no TikTok também reproduziram os movimentos. Até mesmo o boneco assistente de palco de Celso Portiolli, no programa “Domingo Legal”, criou sua versão do passinho.

Virginia foi confirmada em maio como nova rainha da Grande Rio para o Carnaval de 2026. Será a primeira vez que ela desfilará na Marquês de Sapucaí com esse título, ocupando o posto antes de Paolla Oliveira, que foi homenageada como “rainha de honra”.

A escola já definiu o enredo do próximo desfile, dedicado ao movimento cultural manguebeat, surgido em Recife nos anos 1990. O samba-enredo foi composto por Ailson Picanço, Marquinho Paloma, Davison Wendel, Xande Pieroni e Marcelo Moraes, autores que também já assinaram obras anteriores da agremiação.

Paralelamente às críticas e à repercussão dos memes, Virginia intensificou sua preparação. Segundo comentários feitos no quadro Brisa dos Famosos, do programa Melhor da Noite, ela vem tendo aulas com Luciene “Santinha” Tavares, passista veterana da Grande Rio. Criada na comunidade e integrante da escola desde a infância, Santinha atua como professora e tem papel ativo na formação de passistas.

“Gente, ela tá ensaiando com a Santinha, passista da Grande Rio, tá? E assim, ela tá determinada. Se vocês forem ver, quando ela foi anunciada com o raio da bateria, ela não dançava nem metade disso. Eu vou ser muito sincera, esse povo é recalcado que fala mal da Virgínia”, disse Kaka Novelas durante o programa.

Paolla Oliveira, presente na coroação, declarou apoio à sucessora e afirmou que continuará ligada à escola sempre que for chamada. Virginia foi bastante aplaudida no evento de coroação, mas seu desempenho no samba no pé segue sendo discutido dentro e fora das redes sociais.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: