Produção retrata celebração tradicional em Santa Cruz, no Vale do Guaporé, com direção de Washington Kuipers
Porto Velho, RO – A comunidade quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), passa a ter sua tradicional Festa do Divino Espírito Santo registrada em formato audiovisual. O curta-metragem “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi disponibilizado gratuitamente no YouTube e traz um retrato da celebração realizada às margens do rio Guaporé.
Com duração de 15 minutos, classificação livre e interpretação em Libras, a obra apresenta a manifestação religiosa reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia. O filme destaca a oralidade, a fé e a transmissão cultural de geração em geração que mantêm viva a Festa do Divino.
Dirigido pelo fotógrafo e documentarista Washington Kuipers, o projeto reúne depoimentos de moradores que participam da celebração e contribuem para a preservação da tradição. “Estou muito feliz em compartilhar o vídeo documentário para que a população possa assistir o curta-metragem. A Festa do Divino Espírito Santo no Vale do Guaporé é uma expressão viva de fé, resistência e identidade do povo quilombola afro-amazônico. É uma grande honra contribuir para que essa tradição cultural tão forte e vibrante ganhe voz e visibilidade”, declarou Kuipers.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
++++
O curta foi contemplado no Edital Nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC – Edital LPG – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo, no Eixo II: Curtas Metragens, Categoria C – Curta Documental inédito de 10 a 15 minutos, financiado pela Lei Paulo Gustavo.
Antes de estar disponível na plataforma digital, o documentário foi exibido em Vilhena, na Escola Estadual Deputado Genival Nunes da Costa, e na própria comunidade de Santa Cruz, para alunos da Escola Estadual Inácio de Castro. Em seguida, a produção será apresentada em outras cidades do sul de Rondônia, entre elas Cerejeiras.
O curta-metragem pode ser assistido abaixo: