Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

PROCESSO SELETIVO
Rondônia abre processo seletivo para formadores do Proalfa com bolsas em três níveis

🛠️ Acessibilidade:

Seleção estadual, regional e municipal da política de alfabetização segue com inscrições abertas até 25 de janeiro de 2026

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 09/01/2026 - 10h48

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 156 vezes

Porto Velho, RO – A política de alfabetização em Rondônia terá reforço com a seleção de formadores que irão atuar em diferentes frentes do Programa de Alfabetização do Estado de Rondônia (Proalfa), com concessão de bolsas para profissionais nos níveis estadual, regional e municipal. A iniciativa integra as ações estruturantes da política educacional voltada à alfabetização e à recomposição das aprendizagens no território rondoniense.

O processo seletivo está com inscrições abertas até as 23h59 do dia 25 de janeiro de 2026, após retificação do prazo originalmente previsto para encerramento em 18 de janeiro. Conforme o cronograma atualizado, o resultado preliminar deverá ser divulgado em 9 de fevereiro, com período para interposição de recursos nos dias 10 e 11 de fevereiro. A publicação do resultado final está prevista para 18 de fevereiro. A organização do certame ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por meio da Coordenadoria de Articulação com os Municípios.

O Edital nº 2/2025/SEDUC-CAM – Retificado nº 1 estabelece as regras para a concessão de bolsas destinadas à atuação de formadores no Proalfa, contemplando as áreas de alfabetização, recomposição das aprendizagens nos anos iniciais, matemática e gestão educacional. As exigências variam de acordo com o nível de atuação e a função pretendida.

No nível estadual, é exigida licenciatura na área correspondente e experiência mínima de três anos no ensino fundamental. Para o nível regional, a seleção é voltada a profissionais licenciados em Pedagogia, Letras ou Matemática, com atuação direcionada à recomposição das aprendizagens nos anos iniciais. Já no nível municipal, podem participar professores licenciados nas mesmas áreas, desde que atendam aos critérios de experiência docente e disponibilidade definidos no edital.

De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a estruturação dessa rede de formadores busca fortalecer a política de alfabetização em todo o estado, com atuação integrada entre o nível estadual e os municípios, qualificando o trabalho pedagógico e a aplicação das diretrizes educacionais. A secretária de Estado da Educação, Albaniza Oliveira, orienta que os interessados consultem atentamente o edital retificado, ressaltando que o documento reúne as informações válidas sobre requisitos, atribuições e eventuais alterações do processo seletivo.

Além da formação acadêmica e da experiência docente mínima, o edital prevê requisitos como disponibilidade para viagens, participação em formações continuadas e conhecimentos sobre a Base Nacional Comum Curricular, o Documento de Referência Curricular de Rondônia e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: