Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

REGULARIZA RONDÔNIA
Programa Regulariza Rondônia entrega títulos de propriedade em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Famílias dos bairros Três Marias e Costa e Silva receberam documentos que garantem a posse definitiva dos imóveis

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 03/10/2025 - 09h17

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 228 vezes

Porto Velho, RO – No Núcleo 10 de Junho, no bairro Três Marias, em Porto Velho, famílias que aguardavam há anos pela regularização fundiária receberam os títulos de suas casas por meio do Programa Regulariza Rondônia. Entre os beneficiados está o casal Fabiana e Fábio Barbosa, que viu a conquista chegar após 17 anos vivendo no terreno adquirido sem escritura.

A história da família teve início quando eles deixaram São Paulo em busca de melhores oportunidades e se mudaram para Rondônia com as duas filhas pequenas. Após morarem em Nova Mamoré, decidiram vender a residência que possuíam para comprar um carro, com a expectativa de revendê-lo e adquirir uma casa em Porto Velho. O plano não deu certo, e o casal passou a viver de aluguel na capital. Mais tarde, conseguiram trocar eletrodomésticos e equipamentos por um lote, onde ergueram gradualmente a moradia. Hoje, o espaço abriga três casas que reúnem filhos, genros e netos.

Com a entrega do título, a enfermeira Fabiana Barbosa, de 46 anos, disse que a família passou a ter tranquilidade. “O título trouxe paz. A entrega do título foi o fim da preocupação de a qualquer momento receber uma ordem de despejo para a nossa família”, afirmou. O vendedor Fábio Barbosa, de 47 anos, também destacou a importância do documento. “Estou muito feliz com esse sonho realizado, porque é o desejo de todo pai de família ter uma casa própria”, declarou.

Na primeira etapa do programa, 70 famílias do Núcleo 10 de Junho e 116 famílias do bairro Costa e Silva foram contempladas. O governador Marcos Rocha destacou que algumas pessoas esperaram até quatro décadas pela entrega da escritura. “Foram identificadas famílias que aguardavam por 40 anos pelo título, pessoas que faleceram e não conseguiram ter o tão sonhado título da casa”, afirmou.

O processo de regularização fundiária inclui etapas como topografia, georreferenciamento, cadastro socioeconômico, análise legal, elaboração de projeto e registro da propriedade. Todas essas fases, que teriam alto custo aos moradores, estão sendo custeadas pelo governo estadual, permitindo que os títulos sejam entregues de forma gratuita.

Segundo o secretário da Sepat, David Inácio, as ações continuam para atender famílias que ainda não concluíram ou precisam atualizar a documentação. “Estamos aplicando esforço máximo para ajudar os moradores a regularizarem suas casas com visitas porta a porta, reuniões comunitárias e mutirões de orientação, além dos atendimentos disponíveis no posto da Secretaria, no Tudo Aqui da Zona Leste, das 8h às 14h”, explicou.

O Regulariza Rondônia foi lançado em setembro deste ano e será expandido para os 52 municípios do estado.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: