Evento contou com apresentações musicais, blocos carnavalescos e valorização dos artistas locais
Porto Velho, RO – O Mercado Cultural, no Centro de Porto Velho, foi o ponto de encontro neste domingo (5) para o encerramento das comemorações pelos 111 anos da Capital. O local recebeu centenas de pessoas que acompanharam apresentações musicais e artísticas que marcaram o fim de cinco dias de programação cultural, esportiva e recreativa promovida pela Prefeitura.
Durante o evento de encerramento, o prefeito Léo Moraes destacou a relevância do espaço como símbolo da expressão artística e cultural da cidade. “Essa noite não poderia ser melhor, no lugar mais emblemático e simbólico para os agitadores culturais, para as pessoas que se manifestam artisticamente. Esse ambiente representa muito essa essência de ideias, esse caldeirão artístico que é a nossa cidade de Porto Velho”, afirmou. Ele também agradeceu à população e aos servidores municipais que colaboraram para a realização das atividades. “Toda a população está de parabéns e que possa continuar cuidando de nossa cidade. Agradeço a todos os servidores que contribuíram com todo esse evento. Vamos festejar e celebrar Porto Velho. O meu muito obrigado”, completou.
Entre as atrações da noite esteve a escola de samba Asfaltão, que levou ao público o ritmo carnavalesco característico da agremiação. O presidente da escola, Danilo Cardoso, ressaltou a importância de participar das celebrações. “Estamos muito felizes com esse convite de fazer parte dessa linda festa. E isso nos dá o senso de pertencimento, e acaba colocando a cidade de Porto Velho no mapa do Brasil”, declarou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O Bloco do Pirarucu do Madeira também integrou a programação, antecipando parte do que apresentará no carnaval de 2026. A vice-presidente do bloco, Luciana Oliveira, comentou sobre a emoção de participar do evento. “Estou muito emocionada por nossa escola fazer parte de uma programação de aniversário nunca vista. É o que o povo precisa, desse lazer, dessa cultura popular que educa, que protege a memória e a sua identidade. Por isso estamos muito felizes contando com a presença do nosso prefeito, de seu secretariado e dos foliões. Pensamento de ouro. Parabéns a todos que colaboraram com essa linda festa”, afirmou.
Símbolo da cultura local, a Bailarina da Praça também marcou presença na celebração. Em sua fala, agradeceu ao público e elogiou a organização. “Foi uma festa linda, com pessoas queridas que souberam respeitar a programação. A população está de parabéns, pois é o povo em geral quem faz a festa e, claro, a prefeitura também está de parabéns pela iniciativa e por tudo que tem proporcionado”, disse.
Além da valorização cultural, os festejos também contribuíram para o fortalecimento do comércio informal. A comerciante ambulante Janete Rocha relatou que o evento impulsionou as vendas. “Agradeço à Prefeitura por nos proporcionar essa movimentação. O retorno financeiro foi positivo, pois vendi bastante. A gente como ambulante vive assim, dependendo desses eventos para agregar com a nossa renda que reflete direto em casa, no sustento da família”, declarou.
A programação de encerramento também incluiu apresentações de Banda Lance Novo, DJ Levilson, Gira Samba, Banda Embalo 5, Banda Estação do Forró, Forró dos 3, Tay Reis, Rejane Castro e Fran Diniz.