Evento realizado em Porto Velho contou com a presença de gestores públicos, sociedade civil e órgãos de controle nos dias 7 a 9 de outubro
Porto Velho, RO – A agenda do 36º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Rondônia teve início no dia 7 de outubro, com uma reunião técnica no Centro Político e Administrativo, em Porto Velho. O encontro antecedeu as atividades oficiais do Fórum, que ocorreram nos dias 8 e 9 de outubro, no Palácio Marechal Rondon, e contou com a participação do Tribunal de Justiça de Rondônia.
O objetivo da reunião preparatória foi promover integração entre os representantes da Rede, com troca de informações sobre demandas locais e definição de estratégias comuns para fortalecer a transparência, o controle social e a gestão das parcerias.
Organizado pelo Governo Federal em colaboração com o Estado de Rondônia, o evento reuniu órgãos de controle, entidades da sociedade civil, secretarias estaduais e municipais, além de gestoras e gestores públicos. O tema central envolveu governança, inovação, transparência e eficiência na administração pública, buscando ampliar a atuação integrada das instituições na implementação de políticas públicas.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
A participação do TJRO ocorreu a convite do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Para o juiz secretário-geral do Tribunal, Rinaldo Forti, a presença da instituição contribui para estreitar vínculos institucionais e fortalece políticas judiciárias em benefício da população.
Iniciativas do Judiciário rondoniense foram destacadas no Fórum, como o projeto Declare Seu Amor, os Fóruns Digitais, a atuação da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), o Programa de Equidade Racial e a Justiça Rápida Itinerante.
Ao final dos trabalhos, o TJRO recebeu convite para integrar oficialmente a Rede de Parcerias. Também foram estabelecidas perspectivas de cooperação, entre elas a aproximação entre a Emeron e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a ampliação dos serviços dos Fóruns Digitais em conjunto com outros órgãos, o apoio do MGI para implantar o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no TJRO e a divulgação do Declare Seu Amor pelas instituições que compõem a Rede.
A representação técnica do Tribunal no Fórum foi conduzida pelo Gabinete de Governança (GGOV). A secretária do setor, Rosemeire Moreira, afirmou que “a presença do Tribunal nessa Rede reflete o compromisso com a governança colaborativa”.