Departamento amplia serviços digitais, reforça sinalização e é premiado por destaque em campanhas de conscientização
Porto Velho, RO – Criado em 1986 pela Lei nº 134, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) atua em todos os 52 municípios do estado com a missão de planejar, coordenar, fiscalizar e executar as políticas de trânsito. Em 2025, a instituição chegou aos 39 anos de atividades, consolidando sua presença com 52 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e 17 Postos Avançados.
Nos últimos anos, o trabalho integrado da autarquia resultou em indicadores positivos. Em 2024, Rondônia registrou redução de 11% no número de sinistros com vítimas não fatais. O governador Marcos Rocha destacou a importância da atuação do órgão. “Por meio dos investimentos e das ações constantes desempenhadas pelo Departamento, temos alcançado resultados efetivos quando falamos em salvar vidas no trânsito”, afirmou.
Além da fiscalização, o Detran-RO desenvolve programas de educação voltados à conscientização de condutores e pedestres. A Escola Pública de Trânsito (EPTran) é responsável por coordenar cursos e atividades educativas, alcançando desde crianças até adultos, em escolas e vias públicas.
Em 2025, o Departamento recebeu o Prêmio “Destaques Maio Amarelo”, concedido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, após a realização de mais de mil ações de educação e fiscalização no mês de maio, em parceria entre a EPTran e a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT). Essa atuação colocou Rondônia na primeira posição do ranking nacional.
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Outro eixo de atuação envolve investimentos em sinalização viária. Em 2024, mais de R$ 6 milhões foram aplicados em municípios como Teixeirópolis, Chupinguaia, Mirante da Serra, São Miguel do Guaporé, Cerejeiras, Seringueiras e Campo Novo de Rondônia. Já em 2025, convênios firmados com Ariquemes, Jaru, Parecis e Primavera de Rondônia somam aproximadamente R$ 10 milhões em recursos.
Entre 2024 e 2025, cerca de R$ 30 milhões foram destinados a melhorias na estrutura de atendimento e nas condições de trabalho dos servidores, incluindo a compra de eletrodomésticos, mobiliários, centrais de ar condicionado, renovação da frota e aquisição de aproximadamente 1.400 computadores e itens de informática no valor de R$ 2,8 milhões. Também foram inauguradas novas unidades em Costa Marques e Guajará-Mirim, além de reformas em Ciretrans de Alto Paraíso, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Alto Alegre dos Parecis e Vilhena. Nesse mesmo período, as pistas de testes práticos de direção de Vilhena, Rolim de Moura e Ji-Paraná passaram por intervenções, em um conjunto de obras que somou cerca de R$ 13 milhões.
Na área de habilitação, o programa CNH Social ofertou 1,5 mil vagas gratuitas para a obtenção do documento. O Detran-RO também adquiriu veículos adaptados para Pessoas com Deficiência (PcDs), dentro do programa CNH Sem Barreiras, que prevê ainda descontos em exames de aptidão física e mental.
Com foco na modernização, a autarquia ampliou os serviços digitais por meio da Central de Serviços online, onde é possível emitir certidões, acompanhar processos, solicitar segunda via e renovação de CNH, além de acessar funcionalidades como a emissão da Permissão Internacional de Dirigir (PID) e consulta de dados de veículos. A Diretoria Técnica de Veículos (DTV) também disponibiliza serviços como emplacamento online, regularização de transporte escolar e ferramentas de gestão digital de frotas.
De acordo com o diretor-geral Sandro Rocha, a digitalização está alinhada ao objetivo de simplificar o atendimento. “O objetivo é facilitar a vida do cidadão. Além de trabalharmos pela segurança viária, investimos em tecnologia e modernização para garantir um atendimento mais ágil e eficiente para população”, disse. Ele também ressaltou o trabalho dos servidores. “Com dedicação e empenho de todos os servidores do Departamento, seguimos firmes na missão de salvar vidas.”