Visita ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré faz parte do projeto “Turista Aprendiz” da Prefeitura
Porto Velho, RO – Um grupo de estudantes da Escola Municipal de Educação Engenheiro Francisco Erse participou, na manhã de quarta-feira (22), de uma atividade educativa no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho. A ação integra o projeto “Turista Aprendiz”, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), que busca aproximar os alunos da história e da cultura da capital fora do ambiente escolar.
A iniciativa oferece transporte em ônibus e conta com o acompanhamento de um guia de turismo, responsável por apresentar os principais pontos históricos e culturais da cidade. Durante a visita, os alunos tiveram contato com fotos, objetos e registros da Estrada de Ferro, além de explorarem a orla às margens do rio Madeira, em um momento de aprendizado ao ar livre.
Segundo o secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior, o projeto reforça a importância da valorização do patrimônio histórico entre as novas gerações. “Essa é uma estratégia assertiva de nossa gestão que tem contribuído na formação cultural dos nossos alunos, que são o futuro do país e precisam saber da nossa história e cultura. Nesse passeio, os estudantes têm a oportunidade de conhecer lugares que são símbolos importantes e que fazem parte da nossa identidade”, afirmou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Durante o passeio, os alunos demonstraram entusiasmo com o que aprenderam. Allana Mendes contou que se interessou especialmente pelos relatos históricos apresentados. “Aprendi sobre a enchente que aconteceu na cidade. Aprendi a forma como as esculturas foram feitas. Estou muito contente em conhecer mais sobre a história da nossa cidade”, disse.
O estudante Henrique Bassani também destacou a visita como marcante. “Ele todo é incrível. As Três Caixas D’Água em versão pequena. Amei também ter visto a Locomotiva 12, que foi totalmente restaurada”, relatou.
Com o “Turista Aprendiz”, a Prefeitura de Porto Velho, em parceria com as escolas municipais, busca fortalecer o senso de pertencimento e ampliar o conhecimento cultural dos estudantes, promovendo uma vivência prática sobre a história local.