Cerimônia alusiva aos 42 anos da Constituição de Rondônia reuniu ex-deputadas, atuais parlamentares e representantes do MPRO
Porto Velho, RO – A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou, na tarde de quarta-feira (22/10), uma cerimônia para reconhecer a atuação feminina na política estadual. O evento, que celebrou os 42 anos da Constituição Estadual, reuniu 23 ex-deputadas e as cinco parlamentares que atualmente integram o parlamento rondoniense.
O Ministério Público de Rondônia foi representado pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago. Durante a solenidade, ele destacou o compromisso da instituição com o fortalecimento da representatividade das mulheres nos espaços de poder e ressaltou a relevância histórica das homenageadas para a consolidação das políticas públicas no Estado.
Em seu pronunciamento, o chefe do MPRO afirmou: “É uma grande alegria representar o Ministério Público em um momento que celebra a trajetória política e jurídica de Rondônia. A Constituição Estadual é o marco da nossa organização como Estado e simboliza um caminho de conquistas e desenvolvimento para o nosso povo. Hoje, homenageamos mulheres que contribuíram decisivamente para essa história, com realizações extraordinárias e um olhar sensível e transformador sobre a realidade social. As deputadas, atuais e ex-parlamentares, são exemplo de compromisso, coragem e dedicação ao bem público.”
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O Procurador-Geral acrescentou que a presença feminina nos espaços de decisão é indispensável e que a contribuição das mulheres foi essencial na formação institucional do Estado. “Elas sempre participaram da formação política e institucional do nosso Estado, e continuarão contribuindo de forma decisiva para o seu futuro”, afirmou.
A sessão foi presidida pelo deputado Alex Redano, presidente da Assembleia Legislativa e autor da homenagem. Em seu discurso, ele destacou a importância da participação das mulheres na política e o papel delas na consolidação da democracia rondoniense.
Após a entrega de medalhas e diplomas às homenageadas, os presentes participaram da inauguração da Galeria Lilás, instalada no Salão Nobre da ALERO. O espaço foi criado para reconhecer e preservar a memória das mulheres que fizeram parte da história do Legislativo estadual.