Mutirão com serviços gratuitos será neste sábado (25), na Escola João Afro Vieira, das 8h às 12h
Porto Velho, RO – Moradores da Vila Princesa terão acesso, no próximo sábado (25), a diversos serviços públicos reunidos em um só local. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), promoverá mais uma edição do projeto Cidadania em Movimento, que oferecerá atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, inclusão e documentação. A ação será realizada na Escola Municipal João Afro Vieira, situada na rua Francisco Fontinele, nº 200, às margens da BR-364, sentido Acre.
Durante o evento, a população poderá utilizar serviços como Cadastro Único (CadÚnico); emissão das carteiras do Idoso, do Autista e Id Jovem; Passe Livre Estadual (DER); relatório CNIS; CAGED; registro profissional; consultas ao abono salarial e ao seguro-desemprego; emissão da Carteira de Trabalho Digital; título de eleitor; alistamento militar; atendimento psicossocial (Crea); Programa Mamãe Cheguei; assessoria jurídica (OAB); orientação do Programa Pé de Meia; aferição de pressão arterial e teste de glicemia (Sindsaúde), além de cortes de cabelo masculinos e femininos.
Os atendimentos serão realizados mediante distribuição de senhas, por ordem de chegada. Para participar, é necessário apresentar documentos originais como certidão de nascimento ou de casamento (não é aceito documento de união estável; em caso de divórcio, apresentar certidão com averbação), RG, CPF, foto 3×4, comprovante de residência, título de eleitor, carteira de trabalho e cartão de vacina.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
As gestantes que buscarem o benefício do programa Mamãe Cheguei devem apresentar Cadastro Único atualizado, RG, CPF e cartão de gestante. Já para o cadastro no CadÚnico, é preciso levar RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e declaração escolar das crianças.
O mutirão conta com o apoio de diversos órgãos e entidades, entre eles a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Junta Militar, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia, Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO).
A secretária da Semias, Lucília Muniz de Queiroz, destacou a importância da iniciativa. “Essa iniciativa é especialmente importante porque elimina barreiras de acesso, levando os serviços até onde o cidadão está. Para muitos moradores, especialmente os que vivem em áreas mais afastadas ou têm dificuldades de locomoção, essa é a única oportunidade de regularizar documentos, acessar benefícios sociais ou cuidar da saúde. O Cidadania em Movimento foi idealizado para oferecer atendimentos básicos à população, com ênfase nas regiões de maior vulnerabilidade. Trata-se de uma ação de inclusão social que reforça o compromisso da gestão Léo Moraes em promover cidadania às comunidades menos assistidas”, afirmou.