Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

SOLIDARIEDADE
Gincana do Judiciário soma mais de 114 toneladas de alimentos arrecadados desde 2019

🛠️ Acessibilidade:

Edição de 2025 mobiliza servidores e magistrados em oito comarcas de Rondônia; alimentos serão destinados ao Sesc e instituições beneficentes

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 27/10/2025 - 20h13

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 378 vezes

Porto Velho, RO – Desde 2019, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) já arrecadou 114,795 toneladas de alimentos por meio das edições da Gincana do Judiciário. O evento, que estimula o engajamento de servidores e magistrados em ações solidárias, teve interrupção apenas em 2020, devido à pandemia de Covid-19. Em cada edição, as equipes participantes cumprem provas sociais com foco na arrecadação de alimentos não perecíveis e tampinhas plásticas.

Na edição de 2025, o total arrecadado chegou a 34 toneladas — quase 24 toneladas em Porto Velho e 10 toneladas nas comarcas do interior, que incluem Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, São Francisco do Guaporé, Presidente Médici e Guajará-Mirim. Os donativos reunidos na capital serão repassados a instituições beneficentes e ao Serviço Social do Comércio (Sesc), responsável por direcionar os alimentos a programas socioassistenciais.

Integrante da comissão organizadora, a servidora Rosana Ramalho destacou a relevância da ação coletiva. “Tudo isso se torna ainda mais especial ao celebrarmos juntos o Dia do Servidor Público do TJRO, unindo diversão, compromisso social e cuidado com quem mais precisa”, afirmou.

Equipes de diferentes comarcas relataram o empenho e as estratégias para alcançar as metas. Em Guajará-Mirim, a servidora Aline Monaco, da equipe Pérola do Mamoré, contou que foram distribuídas caixas coletoras em comércios e realizadas diversas atividades. “Para os alimentos, fizemos rifas e vendemos brownies artesanais, envolvendo familiares e amigos em ações de solidariedade e cuidado com o próximo”, explicou.

O líder da equipe Os Batutinhas, Rafael Lima Beijo, de Rolim de Moura, comentou sobre o esforço para ampliar as doações. “Pedimos doações ao comércio e contribuímos pessoalmente. Este ano conseguimos mais de 2 toneladas, dobrando a arrecadação de 2024, e sabemos que mais pessoas serão beneficiadas”, relatou.

Da equipe SticPush, Erika Brenda do Nascimento, servidora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, observou o comprometimento do grupo nas provas sociais. “Priorizamos a qualidade das doações e estamos satisfeitos com o desempenho da equipe nesta edição”, disse.

Também participante, Evelyn Schneider, da equipe Os Apimentados, afirmou que o grupo manteve práticas adotadas em anos anteriores. “Já tínhamos metodologia de arrecadação e fizemos campanhas nas redes sociais e compras via PIX. Conseguimos mais de 800 kg de alimentos, organizando cestas básicas com alegria e satisfação por ajudar o próximo”, contou.

Marcos Alexandre de Santana, da Administração do Fórum e integrante da equipe Feras do Guaporé, reforçou a união dos colegas. “Nos unimos e compramos os alimentos. Ficamos felizes em ajudar as instituições necessitadas”, destacou.

A Gincana do Judiciário seguirá com a etapa presencial no dia 31 de outubro de 2025, na Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron). As equipes devem comparecer completas e uniformizadas às 8h, para conferência e início das atividades. A presença de todos os integrantes é obrigatória para validação nesta fase.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: