Sessão administrativa elegeu novos dirigentes para o biênio 2026-2027 e definiu indicações ao TRE
Porto Velho, RO – O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) realizou, nesta terça-feira, 28 de outubro, a eleição que definiu os cargos de direção para o biênio 2026-2027. O desembargador Alexandre Miguel foi escolhido para presidir a instituição, em sessão administrativa conduzida na sede do TJRO, em Porto Velho.
Na mesma votação, o desembargador Francisco Borges foi eleito vice-presidente, Glodner Luiz Pauletto assumirá a Corregedoria-Geral da Justiça e Gilberto Barbosa ficará à frente da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron). A posse dos eleitos ocorrerá em dezembro, e o exercício dos mandatos terá início em 1º de janeiro de 2026.
A sessão foi presidida pelo desembargador Raduan Miguel Filho, com a colaboração dos desembargadores Aldemir de Oliveira e Francisco Borges. A eleição foi realizada de forma individual para cada cargo, com chapa única. Após o registro dos votos, Raduan Miguel Filho anunciou os resultados, confirmando oficialmente os novos integrantes da administração do Tribunal.
Alexandre Miguel, natural de Tupi Paulista (SP), iniciou a carreira na magistratura rondoniense aos 24 anos, após ser aprovado em concurso público. Atuou nas comarcas de Cacoal, Espigão d’Oeste, Pimenta Bueno e Rolim de Moura antes de ser promovido para Porto Velho. Desde então, exerceu funções na Corregedoria, Presidência, Ouvidoria e Justiça Eleitoral, sendo promovido a desembargador em 2010. Também presidiu a Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) e atualmente dirige a Escola da Magistratura de Rondônia, onde atua até o fim deste ano.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Após ser eleito, Alexandre Miguel agradeceu a confiança dos colegas e destacou o compromisso com a continuidade das boas práticas da instituição. “Tenho consciência do legado que recebemos. Somos referência nacional em produtividade, inovação e gestão. Uma responsabilidade que nos impulsiona a ir mais longe”, afirmou. Ele ressaltou que pretende fortalecer a prestação jurisdicional e o atendimento ao cidadão. “Vamos caminhar juntos pela excelência na prestação jurisdicional, no atendimento ao cidadão, na gestão dos recursos”, acrescentou.
Em sua fala, destacou ainda o papel social do Judiciário. “A missão institucional transcende os números e estatísticas, para se concretizar no fortalecimento da cidadania para cada rondoniense, com efetivo acesso à Justiça”, disse. O novo presidente encerrou conclamando magistrados e servidores a participarem do novo ciclo de gestão. “Convoco todos os magistrados e servidores a embarcarmos juntos nessa jornada. Vamos inovar sem perder nossas raízes.”
O decano da Corte, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, e os demais membros do TJRO também se manifestaram, parabenizando os eleitos e desejando êxito à nova administração.
Na mesma sessão, foram definidos os nomes indicados pelo Tribunal para composição do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). Foram escolhidos os desembargadores Raduan Miguel Filho e Daniel Ribeiro Lagos como titulares, e Osny Claro e Álvaro Kalix Ferro como suplentes.




