Informa Rondônia
SAÚDE E PREVENÇÃO

Projeto relatado por Sílvia Cristina que assegura testes genéticos pelo SUS segue para análise do Senado

Projeto relatado por Sílvia Cristina que assegura testes genéticos pelo SUS segue para análise do Senado
Pronto
0%Atalhos: Espaço (play/pausa), S (parar), ←/→ (volta/avança)
🛠️ Acessibilidade:

Deputada federal teve parecer aprovado na Câmara dos Deputados para exames de identificação e prevenção do câncer de mama e do colo do útero

Por Informa Rondônia - terça-feira, 28/10/2025 - 15h54

Informa Rondônia Compartilhe esta reportagem
0 ações
Link copiado.

Porto Velho, RO – A aprovação do Projeto de Lei 256/2020 ocorreu durante votação realizada na manhã desta terça-feira (28) na Câmara dos Deputados. O parecer favorável apresentado pela deputada federal Sílvia Cristina recebeu aval do plenário. O conteúdo determina que exames genéticos para identificação do câncer de mama e do colo uterino sejam disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde às mulheres com predisposição hereditária. A matéria segue agora para o Senado.

Sílvia Cristina declarou que o resultado representa “um avanço enorme” e ressaltou: “Com o SUS incluindo testes genéticos para mulheres com pré-disposição hereditária, é levar vida plena, garantir uma vida saudável e evitar o desenvolvimento da doença, com medidas profiláticas. É uma propositura que vai garantir a cura do câncer, para mulheres com pré-disposição ao câncer de mama e do colo uterino”. Durante a sessão, deputados elogiaram o relatório apresentado por ela.

No texto de seu parecer, a parlamentar apontou que “mutações em genes podem elevar em até 80% o risco de desenvolvimento de câncer de mama”. Conforme registrado pela deputada, a identificação antecipada de alterações genéticas já é possível, permitindo “intervenções profiláticas e aconselhamento para tratamento adequado”.

Também foi destacado que “a oferta dos procedimentos terapêuticos ficará condicionada à observância dos critérios estabelecidos em protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas”.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: