Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

INFRAESTRUTURA
Ações de drenagem reforçam preparação de Porto Velho para o período chuvoso

🛠️ Acessibilidade:

Prefeitura amplia obras e limpeza em vários bairros e prevê nova etapa de macrodrenagem com recursos federais

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 03/11/2025 - 10h26

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 234 vezes

Porto Velho, RO – Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Porto Velho intensificou os trabalhos voltados à manutenção e ampliação do sistema de drenagem urbana. As ações, coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), têm como foco eliminar pontos recorrentes de alagamento e garantir melhor escoamento das águas pluviais em diferentes regiões da cidade.

Os serviços incluem desobstrução de bocas de lobo, limpeza de ruas e canais, além da construção, reconstrução e ampliação da rede de drenagem. As medidas seguem o planejamento técnico definido pela gestão do prefeito Léo Moraes, que destacou o compromisso da administração em resolver um problema que atinge moradores há décadas. “Esse é um compromisso que fizemos com a população da nossa cidade e já estamos cumprindo. Estamos trabalhando nesse propósito desde os primeiros dias da nossa gestão. É inadmissível que problemas crônicos, como é o caso dos alagamentos, entre outros, se arrastem por décadas sem que haja uma solução. Com muito trabalho e respeito pelos recursos públicos, nós já estamos vencendo”, afirmou o prefeito.

No bairro Esperança da Comunidade, as equipes atuaram nas proximidades da Escola Darcy Ribeiro e da Unidade de Saúde da Família Hernandes Índio, na avenida Mamoré com a rua José Vieira Caúla. O secretário municipal de Infraestrutura, Thiago Cantanhede, explicou que foram realizados serviços de limpeza, desobstrução e construção de novos trechos da rede de drenagem. “Realizamos serviços de limpeza das bocas de lobo, construção e desobstrução da rede de drenagem. Nosso objetivo é eliminar esse grave problema ocasionado pela precária infraestrutura de longos anos”, afirmou.

Ele detalhou que, além da limpeza, foi instalada uma rede auxiliar e implantadas novas manilhas para permitir o escoamento mais rápido das águas da chuva, evitando que casas e vias próximas fiquem alagadas.

De acordo com a Seinfra, novas obras de drenagem profunda também estão previstas, com investimento de R$ 200 milhões obtidos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Porto Velho sempre alagou porque a cidade cresceu, mas esqueceram da drenagem. Já melhoramos muito, com limpeza, novas manilhas, ecobueiros e outras soluções. Mas sabe o que resolve de verdade? A macrodrenagem. Pela primeira vez, Porto Velho vai ter. Conseguimos R$ 200 milhões do PAC para reforçar o trabalho contra os alagamentos. Um passo gigante para enfrentar um problema histórico”, destacou o prefeito Léo Moraes.

Outra intervenção foi feita na rua José Amador dos Reis, entre as avenidas Alexandre Guimarães e Raimundo Cantuária, na zona Leste. Segundo Thiago Cantanhede, a água represada causava prejuízos a comerciantes e transtornos aos moradores. “Ali, além dos transtornos à população, a água represada vinha causando sérios prejuízos para os comerciantes, com a constante perda de mercadorias”, disse o secretário.

No local, foram substituídas 12 manilhas danificadas por novas peças de 400 milímetros de diâmetro. A Seinfra também desobstruiu quatro bocas de lobo com o apoio do caminhão “tatuzão” e fez limpeza completa no trecho, permitindo que o sistema de drenagem suporte o volume de água e evite novos alagamentos.

A prefeitura mantém, ainda, a limpeza e desobstrução dos canais que cortam a capital de Rondônia, assegurando que o fluxo das águas siga normalmente. O secretário Thiago Cantanhede reforçou o pedido para que a população colabore, evitando o descarte de lixo, móveis, eletrodomésticos ou peças de veículos em vias e canais, pois esse material obstrui o sistema de drenagem.

Cantanhede também solicitou que irregularidades sejam denunciadas. As ocorrências podem ser comunicadas pelo telefone (69) 98473-2922 ou pelo e-mail [email protected].

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: