Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

SEGURANÇA NA SAÚDE
TCE-RO verifica avanços na segurança da UPA de Ariquemes após fiscalização

🛠️ Acessibilidade:

Presença da Guarda Municipal reforça proteção de profissionais e usuários da saúde pública

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 03/11/2025 - 11h01

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 510 vezes

Porto Velho, RO – Durante nova etapa do Programa de Fiscalização Permanente na Saúde, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) esteve no sábado (1º de novembro) no município de Ariquemes para vistoriar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Municipal. A visita constatou que as falhas de segurança antes identificadas na UPA foram sanadas pela administração municipal.

As irregularidades haviam sido detectadas em fiscalizações quinzenais do Tribunal, que observaram ausência de vigilância armada, falta de câmeras e um portão lateral sem controle de acesso. Após a notificação do TCE-RO, a Prefeitura de Ariquemes adotou medidas imediatas para resolver o problema, com a atuação efetiva da Guarda Municipal.

O secretário-geral de Controle Externo do Tribunal, Marcus Cézar Filho, destacou o resultado da ação. “A municipalidade deu resposta e comprovamos aqui que a Guarda Municipal de Ariquemes está trabalhando na segurança dos pacientes e profissionais da saúde na UPA”, afirmou.

A controladora-geral do município, Sônia Félix Maciel, afirmou que a colaboração com o Tribunal tem gerado avanços. “Estamos todos imbuídos na mesma proposta, que é melhorar. Na última visita do TCE, tivemos essa questão da segurança das unidades, que foi resolvida”, declarou. A gestora da UPA, Wanderly Carvalho, reforçou que a presença da guarda trouxe mais tranquilidade para o ambiente de trabalho. “Já temos a guarda fazendo a ronda ostensiva na unidade e assim nos sentimos mais seguros. É melhor para trabalhar e atender a população”, disse.

Além da UPA, a equipe do TCE-RO também fiscalizou o Hospital Municipal, que passou recentemente por troca na direção. A instituição enfrenta desafios semelhantes de segurança, e as medidas corretivas continuarão sob monitoramento do Tribunal nas próximas visitas.

Durante a inspeção, foram verificados ainda aspectos relacionados à disponibilidade de medicamentos, realização de exames, conservação de equipamentos, condições de limpeza e presença de profissionais. Usuários, gestores e servidores foram ouvidos em um processo de escuta ativa voltado à identificação de novas melhorias.

“O Tribunal de Contas está atuando para induzir melhorias concretas no atendimento à população e nas condições de trabalho dos profissionais da saúde”, concluiu Marcus Cézar.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: