Atividade reuniu, no sábado (22), membros dos grupos Claveiras e Insanos para orientações sobre prevenção ao câncer de próstata
Porto Velho, RO – O encontro realizado pela Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias no sábado (22) reuniu motociclistas dos grupos Claveiras e Insanos para uma atividade voltada ao Novembro Azul. A iniciativa teve como foco a prevenção do câncer de próstata e buscou reforçar a importância da realização periódica de exames.
Durante a programação, os participantes acompanharam orientações, tiraram dúvidas e trocaram experiências relacionadas ao cuidado com a saúde masculina.
O enfermeiro Valdir Alves conduziu a conversa, ressaltando que o tema central da ação foi a conscientização. “Viemos conversar com um grupo de homens que praticam o motociclismo, mas o tema principal aqui é saúde. Neste mês, dedicado à reflexão e à conscientização sobre o câncer de próstata, buscamos sensibilizá-los sobre a importância de realizar o exame, trazendo informações sobre os riscos da doença e sobre as formas de prevenção como um todo”, explicou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Valdir reforçou que homens a partir de 45 anos devem procurar a unidade de saúde para realizar o exame de próstata. “O exame é simples. Um teste de sangue, algumas gotas que podem modificar sua vida e garantir mais tranquilidade. E, se você já teve casos na família, é mais um motivo para realizar esse exame. Cuide também da sua saúde.”
O gerente da UBS Três Marias, Fredson Sales, explicou que o teste de PSA está disponível mediante solicitação na própria unidade. “O público masculino, quando quiser fazer o teste de PSA, é só procurar a nossa unidade. Vá até o SAME, solicite uma consulta com a enfermeira ou o médico. O exame será pedido e o laboratório faz a coleta. Não precisa entrar na fila da regulação, é só procurar o atendimento que você será acolhido”, afirmou. Ele acrescentou que também são ofertados testes rápidos de HIV, hepatite C, HBsAg e sífilis, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Representando o grupo Insanos Brasil, Jader Martins relatou que o encontro contribuiu para esclarecer dúvidas de diversos participantes. “Muitos de nós, preocupados com nossos trabalhos diários, acabamos esquecendo de cuidar da nossa saúde. Tivemos essa tarde maravilhosa para esclarecer dúvidas de muitos homens. Primeiro existe o exame de sangue PSA e, se houver alteração, vem o segundo exame, a ultrassonografia. Se necessário, o diagnóstico segue para o médico proctologista”, explicou.
A ação integrou a programação desenvolvida pela Semusa e reforçou o incentivo à busca por atendimento preventivo voltado à saúde do homem.




