Encontro discutiu cumprimento da Lei nº 13.431/2017 e ações para 2026
Porto Velho, RO – A discussão sobre a aplicação da Lei nº 13.431/2017 orientou a reunião realizada nesta quarta-feira (26/11), em Porto Velho, reunindo integrantes do Ministério Público de Rondônia (MPRO) e instituições da rede de proteção da criança e do adolescente. A legislação estabelece a escuta especializada destinada a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça Julian Inthom Farago, coordenador do Grupo de Atuação Especial (Gaeciv). Também estiveram presentes os promotores de Justiça da Infância Alba da Silva Lima e Fábio Rodrigo Casaril, representantes do Conselho Municipal de Crianças e Adolescentes (CMDCA) e equipes técnicas do MPRO.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
No decorrer da reunião, os participantes trataram da definição de medidas voltadas ao cumprimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), previsto na mesma norma. A pauta incluiu a implementação da escuta especializada e o acompanhamento do fluxo de atendimento integrado, documento utilizado pela rede em situações que envolvem violência contra crianças e adolescentes.
Outro ponto debatido foi a recomposição do Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes (CMEVCA) e o planejamento das atividades do colegiado para 2026. As representantes do CMDCA, Itaci Ferreira e Solange Iroshi, além de integrantes do CMEVCA, participaram da reunião.




