Unidade da Semias integra o Jomti 2025 com equipe formada por participantes do grupo de convivência da pessoa idosa
Porto Velho, RO – A equipe formada por usuárias e usuários do grupo de convivência da pessoa idosa do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Paulo Freire esteve presente nas competições dos Jogos Municipais da Terceira Idade (Jomti 2025), promovidos pela Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel). A participação ocorreu sob coordenação da assistente social Marinês Soares de Andrade Silva.
O Cras Paulo Freire integra a Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) e desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) voltado às pessoas idosas. As atividades do serviço envolvem ações de interação social, cultura, esporte e lazer, tendo como referência o fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O SCFV compõe a Política Nacional de Assistência Social e promove práticas coletivas que incentivam a participação ativa do público atendido.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O Jomti 2025 reúne mais de 550 atletas distribuídos em 16 delegações. Além do Cras Paulo Freire, participam representantes da Semtel, Sesc, Centro de Convivência do Idoso (CCI), Unir/Ifro, Cras Betinho, Legião da Boa Vontade (LBV), Igreja São Tiago Maior e grupos do projeto Viva Mais.
A secretária da Semias, Lucília Muniz de Queiroz, afirmou: “iniciativas como a realização do Jomti2025, reforçam a autoestima, promovem o bem-estar e fortalecem os vínculos comunitários. Trata-se de um momento de valorização da pessoa idosa, de reconhecimento da sua importância e de incentivo para que todos vivam essa fase da vida com dignidade, alegria e participação ativa.”
A coordenadora do Cras Paulo Freire, Valdira Gonzaga da Silva, declarou: “É com muita alegria que o Centro de Referência de Assistência Social Paulo Freire participa dos Jogos Municipais da Terceira Idade, promovidos pela Prefeitura de Porto Velho. A presença da nossa equipe, formada por usuárias do grupo de convivência da pessoa idosa, representa muito mais do que uma competição esportiva: é a celebração da vida, da saúde e da inclusão social.”




