Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

NOVA CÚPULA TJRO
TJRO dará posse à nova cúpula para o biênio 2026-2027 nesta sexta-feira

🛠️ Acessibilidade:

Cerimônia ocorrerá às 17h, com transmissão ao vivo; desembargadores Alexandre Miguel, Francisco Borges e Glodner Pauletto assumem presidência, vice e corregedoria.

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 11/12/2025 - 18h19

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 72 vezes

Porto Velho, RO – A nova administração do Tribunal de Justiça de Rondônia tomará posse nesta sexta-feira, 12 de dezembro, em cerimônia marcada para às 17 horas e transmitida ao vivo pelo canal do TJRO no YouTube. O início da gestão será em 1º de janeiro de 2026, após a sessão solene no plenário do tribunal, quando também ocorrerá a apresentação formal à imprensa, em coletiva concedida pelo presidente eleito, desembargador Alexandre Miguel.

Além da definição da equipe diretiva, a sessão inclui a posse do desembargador Gilberto Barbosa como diretor da Escola da Magistratura de Rondônia. Ele atualmente ocupa a Corregedoria-Geral da Justiça e ingressou no tribunal pela vaga do quinto constitucional do Ministério Público. Possui especializações em Direito Constitucional e Administrativo pela Faro e em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Petrópolis. Também já exerceu a função de sub-procurador-geral de Justiça no biênio 2003/2005 e é autor da obra Comentários ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia, lançada na Emeron.

O desembargador Glodner Luiz Pauletto, que assume a Corregedoria-Geral, é o atual vice-presidente do TJRO. Ele é mestre em Direito pelo Mestrado Interinstitucional UERJ/EMERON, graduado pela Faculdade de Direito de São Carlos e tem especialização em Estudos Avançados sobre Crime Organizado e Corrupção. Sua trajetória inclui atuação nas áreas Cível, Eleitoral e Penal.

O cargo de vice-presidente será assumido pelo desembargador Francisco Borges, que hoje atua como Ouvidor do TJRO. Ele possui especializações em Poder Judiciário pela FGV, Segurança Pública pela Unir e Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção pela Emeron, além de formação em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru. Também exerce a função de diretor-presidente da Jusprev e integra o corpo docente do curso de pós-graduação para a carreira da magistratura na Emeron.

A presidência ficará sob responsabilidade do desembargador Alexandre Miguel, doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí e Faculdade Católica de Rondônia, com mestrado em Poder Judiciário pela FGV-Rio. Ele reúne especializações em Poder Judiciário, Direito Constitucional, Direito Penal e outras áreas correlatas. No tribunal, já ocupou a vice-presidência no biênio 2014-2015, presidiu a 2ª Câmara Cível entre 2019 e 2020 e atuou como vice-presidente e corregedor do TRE-RO no biênio 2020-2021. Também leciona na Emeron e exerceu a direção da Escola da Magistratura no biênio 2024/2025.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: