Primeiro lote de habilitações gratuitas foi entregue em Porto Velho e marca o começo da distribuição do programa estadual
Porto Velho, RO – O início das entregas das habilitações gratuitas do Programa CNH Social em Rondônia foi marcado pela liberação das primeiras Permissões Para Dirigir a candidatos aprovados em diferentes municípios do estado. Ao todo, 82 contemplados que concluíram todas as etapas do processo participaram de uma palestra educativa sobre responsabilidade no trânsito, antes do recebimento do documento, em atividade organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO).
O marco simbólico do programa ocorreu na quarta-feira (17), no auditório da Escola Pública de Trânsito, em Porto Velho, onde 23 candidatos receberam a carteira provisória durante solenidade oficial. A entrega representou o início formal da distribuição das habilitações concedidas gratuitamente pelo governo estadual. A programação também contou com transmissão on-line da palestra, ampliando o alcance da orientação aos novos condutores.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que o programa ultrapassa o objetivo de apenas autorizar a condução de veículos. Segundo ele, a iniciativa atua como instrumento de inclusão social e econômica, ao criar oportunidades de empregabilidade, ampliar a autonomia pessoal e contribuir para a independência financeira dos beneficiados.
Entre os contemplados, a atendente Karla Emanuele Freire relatou que a obtenção da CNH representa uma mudança significativa em sua vida. Disse que não teria condições financeiras de arcar com o processo de habilitação e agradeceu aos profissionais envolvidos, desde instrutores até os responsáveis pela criação do programa. O auxiliar de limpeza Cleyton Brito Gonçalves informou que foi selecionado entre cerca de 58 mil inscritos e passou a incentivar outras pessoas a participarem, destacando o caráter do programa e o trabalho desenvolvido pelo Detran-RO.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
A autônoma Raíza Amorin, também concluinte do programa, declarou que a CNH Social representa uma oportunidade decisiva para sua rotina, tanto no transporte dos filhos quanto na possibilidade de exercer atividades profissionais sem depender de terceiros para dirigir.
De acordo com o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, os candidatos aprovados nos exames práticos já estão recebendo a Permissão Para Dirigir conforme cronograma definido pelas unidades das Circunscrições Regionais de Trânsito e pelos Postos Avançados. As entregas ocorrem em municípios como Alto Paraíso, Ariquemes, Cabixi, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Cerejeiras, Corumbiara, Espigão do Oeste, Jaru, Machadinho d’Oeste, Nova Brasilândia d’Oeste, Porto Velho, Rio Crespo, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Theobroma e Vale do Anari.
Ainda segundo o diretor-geral, o investimento do governo estadual no programa é de R$ 5,5 milhões, com a oferta de 1.500 benefícios ao longo do ano. Ele informou que a continuidade da CNH Social está prevista, com a ampliação do acesso a novas pessoas.
A Permissão Para Dirigir é concedida aos aprovados nas categorias A e B e possui aparência semelhante à Carteira Nacional de Habilitação definitiva, contendo foto, dados pessoais e prazo de validade. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, o documento tem validade de 12 meses e é convertido em CNH definitiva desde que o condutor não cometa infração grave, gravíssima ou reincida em infração média durante o período.




