Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

CRIME ORGANIZADO
Operação Descarrilho chega à 3ª fase e cumpre prisões e bloqueios contra facção em Espigão do Oeste

🛠️ Acessibilidade:

Ação da Polícia Civil executou mandados, medidas cautelares e bloqueios financeiros contra núcleo ligado ao crime organizado em Rondônia

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 19/12/2025 - 10h17

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 54 vezes

Porto Velho, RO – Com prisões, bloqueios bancários e cumprimento de medidas cautelares, a terceira fase da Operação Descarrilho ampliou o impacto das investigações contra o crime organizado em Rondônia. A ofensiva resultou na execução de 18 mandados de prisão, 10 de busca e apreensão e 28 medidas cautelares diversas, todas determinadas pelo Judiciário, além do bloqueio de valores em contas bancárias.

As diligências foram realizadas na manhã desta quinta-feira (18) pela Polícia Civil de Rondônia, por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2). O foco desta etapa recaiu sobre uma célula criminosa instalada em Espigão do Oeste, identificada como parte integrante da estrutura hierárquica de uma organização com atuação estruturada no Estado.

De acordo com o apurado durante as investigações, o grupo exercia domínio sobre pontos de comercialização de drogas, conhecidos como “lojinhas”. Esses locais eram responsáveis pelo repasse regular de parte dos lucros à liderança da facção. Também foi identificado um núcleo interno chamado de “escolinha”, voltado à formação e doutrinação de integrantes, com orientações sobre práticas criminosas, disciplina interna e cumprimento de ordens.

A execução da operação ocorreu de forma integrada, com apoio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCO), do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e das delegacias de Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal e Alvorada do Oeste. As ações se estenderam, além de Espigão do Oeste, aos municípios de Ji-Paraná, Pimenta Bueno e Vilhena, alcançando também o Estado do Rio de Janeiro, o que reforça o caráter interestadual da organização investigada.

Inserida no âmbito da Rede Nacional de Combate ao Crime Organizado (RENORCRIM), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Descarrilho já apresenta números consolidados ao longo de suas três fases. No total, 87 pessoas foram presas, 162 mandados de busca e apreensão foram cumpridos e os bloqueios patrimoniais determinados ultrapassam R$ 26,5 milhões.

A Polícia Civil de Rondônia informou que as ações fazem parte de uma estratégia permanente de enfrentamento ao crime organizado, com atuação coordenada e uso de medidas judiciais para desarticular estruturas criminosas e preservar a ordem pública no Estado.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: