Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

TARIFA DE ENERGIA
Conta de luz terá redução em janeiro de 2026 com bandeira tarifária verde

🛠️ Acessibilidade:

Condições hidrológicas permitem início do ano sem cobrança extra na energia elétrica

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 24/12/2025 - 06h24

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 594 vezes

Porto Velho, RO – O início de 2026 será marcado por alívio no orçamento dos consumidores de energia elétrica, já que não haverá acréscimo na conta de luz no mês de janeiro. A ausência de cobrança adicional decorre da aplicação da bandeira tarifária verde, o que elimina custos extras a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

A decisão foi anunciada nesta terça-feira (23) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que explicou que, em janeiro, não será necessário acionar usinas termelétricas na mesma proporção registrada no mês anterior. Segundo a agência, essa condição evita a transferência de custos adicionais para os consumidores.

A Aneel informou que, embora o período chuvoso tenha começado com índices abaixo da média histórica, houve, em novembro e dezembro, manutenção do volume de chuvas e dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas em grande parte do país. Esse cenário contribuiu para a redução da necessidade de geração por fontes mais caras.

Em dezembro, já havia sido observada uma diminuição no custo da energia com a mudança da bandeira vermelha patamar 1 para a amarela. A alteração reduziu a cobrança adicional de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

O Ministério de Minas e Energia destacou que a adoção da bandeira verde indica um quadro de segurança energética, no qual o acionamento intensivo de termelétricas não se faz necessário. Essas usinas possuem maior custo de geração e utilizam combustíveis fósseis, que contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.

A pasta também ressaltou que, apesar do crescimento da participação de fontes renováveis como solar e eólica, a geração hidrelétrica continua sendo a base do sistema elétrico nacional. A capacidade de produção dessas usinas está diretamente ligada ao volume de chuvas nas principais bacias hidrográficas, fator determinante para a definição das bandeiras tarifárias.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza aos consumidores os custos variáveis da geração de energia no Sistema Interligado Nacional. Quando a bandeira é verde, não há acréscimo na conta. Já as bandeiras amarela e vermelha indicam custos adicionais, aplicados conforme o consumo registrado.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: