Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

GUARDIÕES DA JUVENTUDE
Operação Guardiões da Juventude aborda 150 pessoas e retira 20 menores de boates em Ji-Paraná

🛠️ Acessibilidade:

Ação conjunta da Polícia Militar, Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar apreendeu 21 narguilés e identificou irregularidades em casas noturnas do município

Por Yan Simon - terça-feira, 24/02/2026 - 10h14

Compartilhe
307 compartilhamentos
Facebook Instagram WhatsApp X

Porto Velho, RO – Cerca de 150 pessoas foram abordadas e aproximadamente 20 menores de idade, entre 12 e 17 anos, foram identificados durante fiscalização realizada em duas casas noturnas de Ji-Paraná. A ação ocorreu na madrugada de domingo (22) e resultou ainda na apreensão de 21 equipamentos de narguilé que estavam em desacordo com a legislação vigente.

Os adolescentes localizados nos estabelecimentos foram conduzidos pelo Conselho Tutelar. Parte deles foi entregue aos pais ou responsáveis legais que foram encontrados. Outros foram encaminhados a abrigo temporário até que a identificação e o contato com familiares fossem concluídos.

A operação foi executada pela Polícia Militar de Rondônia, por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), com participação de aproximadamente 30 policiais militares, integrantes do Conselho Tutelar e equipe da Vigilância Sanitária municipal. A iniciativa foi idealizada pelo Poder Judiciário, por intermédio da Vara da Infância e Juventude, que solicitou apoio da corporação para o cumprimento das fiscalizações.

Denúncias relacionadas à presença de crianças e adolescentes em casas noturnas motivaram a força-tarefa. A averiguação também teve como foco o consumo de bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes por menores, a prevenção de situações de exploração e exposição a conteúdos impróprios, além da responsabilização de eventuais infratores.

Durante as inspeções, foi constatada a presença de menores em contato com bebidas alcoólicas e identificada a existência de drogas ilícitas nos locais vistoriados. Também foram verificadas outras irregularidades, como problemas nas saídas de emergência e consumo irregular de narguilé.

O comandante do 2º BPM, tenente-coronel PM Edimar Correia José, informou que a fiscalização deverá ter continuidade. Segundo ele, a operação será mantida até que seja considerado restabelecido o padrão de proteção ao menor em Ji-Paraná, com possibilidade de extensão para cidades vizinhas. Ele afirmou: “A operação será mantida por um tempo, até que entendamos que está restabelecida a ordem de proteção ao menor em Ji-Paraná”.

A Operação Guardiões da Juventude foi realizada com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação e reforçar a proteção integral de crianças e adolescentes no município.

Com informações de: Polícia Militar de Rondônia

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: