Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

PERMANÊNCIA ESCOLAR
Rondônia realiza Dia “D” da Busca Ativa Escolar para reduzir evasão e reforçar permanência de estudantes

🛠️ Acessibilidade:

Mobilização estadual reúne governo, municípios e instituições para localizar alunos fora da escola e ampliar ações de permanência entre crianças e adolescentes de 4 a 17 anos

Por Yan Simon - quarta-feira, 08/04/2026 - 09h43

Compartilhe
233 compartilhamentos
Facebook Instagram WhatsApp X

Porto Velho, RO – A redução dos índices de abandono escolar em Rondônia já apresenta resultados positivos nas redes estadual e municipais, conforme dados recentes que indicam queda nas taxas de evasão. O avanço é atribuído ao fortalecimento de ações intersetoriais e à integração com políticas públicas voltadas à permanência escolar, como o Bolsa Família e o programa Pé-de-Meia.

Nesse contexto, será realizado nesta quinta-feira (9) o Dia “D” da Busca Ativa Escolar, iniciativa promovida pelo governo do estado para intensificar o enfrentamento da infrequência, do abandono e da exclusão escolar. A mobilização envolve redes de ensino, gestores, unidades escolares e a sociedade, com foco em garantir que crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos tenham acesso e continuidade na educação.

A ação é conduzida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em regime de colaboração com os 52 municípios. A iniciativa conta ainda com a participação do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial da Educação (Gaeduc), e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), integrando o projeto “Pontes pela Educação: Busca Ativa Escolar e Governança em Redes”.

A estratégia de Busca Ativa Escolar reúne metodologia social e ferramenta tecnológica gratuita desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O objetivo é identificar, registrar, acompanhar e reinserir estudantes fora da escola ou em risco de evasão.

Segundo o governador Marcos Rocha, o Dia “D” representa um momento estratégico para ampliar a identificação de estudantes fora da escola e reforçar a conscientização das famílias sobre a importância da frequência escolar. Ele destacou que não basta garantir o acesso, sendo necessário assegurar condições para a permanência dos alunos por meio de ações integradas entre escola, família e rede de proteção.

O secretário de Estado da Educação, Massud Badra, afirmou que o trabalho conjunto entre estado e municípios tem papel central na consolidação da Busca Ativa Escolar. De acordo com ele, a estratégia permite identificar estudantes em situação de vulnerabilidade e garantir sua permanência na escola por meio de ações contínuas e articuladas.

Com informações de: Governo de Rondônia

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: