Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

PROTEÇÃO À MULHER
TJRO reforça integração com DEAM e define novas ações para ampliar proteção a mulheres em Rondônia

🛠️ Acessibilidade:

Visita institucional da Coordenadoria da Mulher busca alinhar estratégias, identificar demandas e fortalecer atuação conjunta no atendimento às vítimas de violência doméstica

Por Yan Simon - sexta-feira, 10/04/2026 - 08h03

Compartilhe
23 compartilhamentos
Facebook Instagram WhatsApp X

Porto Velho, RO – A ampliação da articulação entre instituições que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher foi reforçada com a definição de novas medidas de integração entre o Tribunal de Justiça de Rondônia e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. Como encaminhamento prático, ficou estabelecida a realização de uma nova visita institucional à delegacia de plantão, responsável pelo atendimento fora do horário regular.

A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que mantém ações contínuas voltadas à atuação conjunta entre os órgãos da rede de proteção. A proposta é intensificar o contato com parceiros institucionais por meio de reuniões e encontros estratégicos, com foco na melhoria dos serviços, integração das equipes e agilidade no atendimento às vítimas.

Durante visita realizada na última semana à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, a comitiva do Judiciário foi recebida pelo delegado Leonardo Magela. Na ocasião, foram apresentados o espaço físico destinado ao acolhimento das vítimas e a dinâmica dos setores administrativos da unidade. Também foram expostas as principais dificuldades enfrentadas no atendimento, o que permitiu a identificação de pontos em que o Tribunal de Justiça pode colaborar para aprimorar a estrutura e o suporte às equipes.

A comitiva foi liderada pela coordenadora da Comsiv, desembargadora Inês Moreira da Costa, e contou com a participação das juízas Márcia Regina e Keila Alessandra Almeida, que atuam nos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O encontro teve como foco o alinhamento de estratégias de atuação integrada e o conhecimento direto das condições de atendimento às vítimas.

De acordo com a desembargadora, a integração entre os órgãos é essencial para garantir a efetividade das ações. Ela afirmou que “a união e o diálogo entre as instituições são fundamentais para garantir um acolhimento digno e a proteção efetiva das mulheres em situação de violência”.

A ação também está alinhada às diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, especialmente os relacionados à igualdade de gênero e ao fortalecimento das instituições, reforçando o compromisso do Judiciário com o combate à violência e a promoção de direitos.

Com informações de: Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: