Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

INQUÉRITO POLICIAL
Operação Iterum III destrói 15 dragas e intensifica combate ao garimpo ilegal no Rio Madeira

🛠️ Acessibilidade:

Ação conjunta da Polícia Federal e do Ibama também apreendeu equipamentos e abriu investigação para identificar financiadores

Por Yan Simon - quarta-feira, 22/04/2026 - 09h58

Compartilhe
7 compartilhamentos
Facebook Instagram WhatsApp X

Porto Velho, RO – Quinze dragas e motores empregados na extração irregular de minério foram inutilizados durante ação realizada no Rio Madeira, em Porto Velho. A ofensiva integra a Operação Iterum III, voltada ao enfrentamento do garimpo ilegal e de crimes associados.

A iniciativa foi conduzida, nesta terça-feira (21/4), pela Polícia Federal em conjunto com o Ibama. Além da destruição dos equipamentos, foram apreendidos diversos objetos utilizados nas atividades ilegais de mineração.

O material recolhido será utilizado como base para o avanço das investigações. Um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos, identificar os responsáveis pelo financiamento das ações criminosas e responsabilizar os executores conforme a legislação penal e ambiental vigente.

A operação também tem como foco a repressão a delitos correlatos, incluindo associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo, ligados às práticas de garimpo irregular na região.

Com informações de: Polícia Federal

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: