Iniciativa do governo de Rondônia integra o FERA 2026 e promove atividades de dança, música, teatro, artes visuais e fanfarras na Capital
Porto Velho, RO – O Projeto Super Talentos: Ações Culturais e Artísticas começou a movimentar estudantes da rede estadual em Porto Velho com apresentações culturais que fazem parte da etapa municipal do Festival Estudantil Rondoniense de Artes (FERA 2026). A programação inclui dança, teatro, música, canto, bandas, artes visuais e fanfarras em diferentes espaços da Capital ao longo do mês de maio.
A iniciativa, conduzida pelo governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem como proposta utilizar a arte como instrumento pedagógico voltado ao desenvolvimento cultural e cognitivo dos alunos. A execução do projeto está sob responsabilidade da Superintendência Regional de Educação de Porto Velho (Super/PVH).
Nesta quarta-feira (6), foram realizadas apresentações de dança e teatro. A programação segue nesta quinta-feira (7), no Teatro Palácio das Artes, com performances de música, canto, instrumental, banda de garagem e grupo vocal. Já no dia 15, haverá exposição de artes visuais em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Rio Madeira, nº 3288, bairro Flodoaldo Pontes Pinto. O encerramento das atividades ocorrerá no dia 23, no Ginásio Cláudio Coutinho, com apresentações de bandas e fanfarras.
Segundo a superintendente regional de Educação de Porto Velho, Izis Cúbia, cerca de 63 mil estudantes estão envolvidos na mobilização. Ela afirmou que o resultado é fruto de um trabalho realizado nos últimos meses com participação de parceiros e dedicação das equipes pedagógicas.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o projeto fortalece a valorização da cultura dentro da rede estadual de ensino. De acordo com ele, o evento promove integração entre estudantes, escolas e comunidades da Capital.
A professora Neide Costa, da Escola Estadual São Luiz, ressaltou que as atividades artísticas contribuem para o desenvolvimento social e pessoal dos alunos. Com mais de 40 anos de atuação na educação, ela declarou que sempre incentivou iniciativas ligadas ao teatro, dança e fanfarra por considerar a arte uma ferramenta importante de formação.
Entre os participantes está a estudante Carla de Oliveira, da Escola Estadual Raimundo Nonato Vieira da Silva, que apresentou a dança carimbó ao lado dos colegas. O interesse pela modalidade surgiu após uma apresentação realizada na escola no ano passado, motivada pelo incentivo da professora. A aluna destacou que o projeto representa uma oportunidade de expressão artística e valorização dos talentos estudantis.
Com informações de: Governo de Rondônia
