Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

MORADORES DE RUA
População em situação de rua no Brasil ultrapassa 388 mil pessoas; São Paulo concentra maior número

🛠️ Acessibilidade:

Levantamento da UFMG aponta crescimento dos registros nos principais estados do país e mostra concentração da população em situação de rua na Região Sudeste.

Por Yan Simon - sexta-feira, 29/05/2026 - 08h22

Compartilhe
36 compartilhamentos
Facebook Instagram WhatsApp X

Porto Velho, RO – Mais de 388 mil pessoas em situação de rua estavam registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) em maio deste ano, segundo levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/Polos-UFMG). Os dados indicam que o fenômeno permanece concentrado principalmente na Região Sudeste, onde vivem seis em cada dez pessoas nessa condição em todo o país.

De acordo com os pesquisadores, a concentração regional está relacionada à busca por oportunidades de emprego. No entanto, a estrutura disponível nem sempre consegue absorver adequadamente quem migra para esses centros em busca de trabalho. O estudo também aponta que sete em cada dez pessoas em situação de rua são negras.

Na distribuição por estados, São Paulo segue na liderança nacional, com 159.290 registros. O volume supera amplamente os números observados no Rio de Janeiro, que contabilizou 35.406 pessoas, e em Minas Gerais, com 34.849 registros.

A análise histórica mostra crescimento expressivo entre 2020 e 2025 nas três unidades federativas. Em São Paulo, o total passou de 83.074 para 150.958 pessoas. No Rio de Janeiro, os registros avançaram de 23.433 para 33.656. Já em Minas Gerais, houve aumento de 14.304 para 33.139 pessoas.

Os pesquisadores destacam que o contingente paulista praticamente dobrou no período analisado, movimento considerado desproporcional em comparação a outras localidades. O estado concentrava, sozinho, cerca de 40% de toda a população em situação de rua registrada em 2025.

Outro dado que chamou a atenção da equipe foi o avanço registrado em Roraima. O estado saiu de 2.537 pessoas para 10.520 registros, comportamento que destoou da estabilidade observada em outras unidades federativas de menor porte.

Na Região Norte, parte desse crescimento foi impulsionada pela capital Boa Vista. Entre 2022 e 2025, o número de pessoas em situação de rua na cidade aumentou de 2.484 para 10.497.

Em outros estados, a concentração também ocorre nas capitais. No Ceará, Fortaleza reúne 11.349 pessoas de um total estadual de 14.171. No Rio de Janeiro, a capital responde por 69,6% dos registros estaduais. Em São Paulo, essa participação é de 67,2%, enquanto em Minas Gerais chega a 46,6%.

O levantamento classifica Santa Catarina, Roraima, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso, Amazonas e o Distrito Federal em uma faixa de gravidade intermediária. Já os indicadores considerados menos preocupantes foram registrados em Amapá, Acre, Tocantins, Rondônia e Piauí.

Com informações de: Agência Brasil

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: