Estrutura sobre o Rio Riachuelo recebeu novos pilares, longarinas, pista de rolamento e sinalização; obra restabelece acesso utilizado por comunidades rurais
Porto Velho, RO – A Prefeitura de Ji-Paraná concluiu a reconstrução da ponte de madeira sobre o Rio Riachuelo, localizada na Linha-90. A estrutura, com 44 metros de extensão, havia sido danificada pelas enchentes e foi praticamente refeita pela equipe de Ponte de Madeira da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
A entrega dos trabalhos ocorreu na quarta-feira (26). A ponte é utilizada por moradores da zona rural para deslocamentos até a cidade, transporte escolar, acesso a serviços de saúde, comércio e escoamento da produção agropecuária.
A obra começou em 16 de junho, depois que a redução do nível das águas permitiu a execução dos serviços em condições adequadas de segurança. Seis servidores participaram diretamente dos trabalhos, coordenados por Antônio Carlos Florêncio, conhecido como Negão.
Em razão dos danos existentes, a intervenção foi além de reparos pontuais e representou, na prática, a reconstrução da estrutura. Foram instalados novos pilares de madeira com reforço de sapatas de concreto de um metro de diâmetro.
A ponte também recebeu novas longarinas de madeira reforçada e uma pista de rolamento formada por pranchas transversais. Segundo a Prefeitura, os materiais utilizados na reconstrução eram novos e foram adquiridos pelo município.
Na fase final, guardrails de madeira foram colocados nos dois lados da estrutura. O vão central recebeu pintura amarela, enquanto as cabeceiras passaram a contar com sinalização zebrada nas cores amarela e preta para destacar a entrada da ponte e o estreitamento da pista.
Servidores mais antigos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos informaram que a ponte anterior havia sido construída em meados da década de 1990 e permaneceu em funcionamento por vários anos.
As enchentes registradas durante o período chuvoso na região provocaram os danos que levaram à necessidade de reconstrução. A recuperação da passagem teve como objetivo evitar dificuldades de acesso e eventual isolamento das comunidades rurais atendidas pela Linha-90.
O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido, afirmou que a conclusão da obra restabelece uma ligação importante para os moradores da região.
“A reconstrução dessa ponte garante segurança e mantém o acesso das comunidades rurais a Ji-Paraná. É compromisso da Prefeitura estar presente e buscar soluções para os problemas que afetam diretamente a vida da nossa população”, declarou.
O secretário interino de Obras e Serviços Públicos, Wemerson Bitencurt Cruz, o Dentinho, destacou o trabalho realizado pela equipe responsável pela reconstrução.
“Os servidores se dedicaram ao máximo para entregar uma ponte segura e resistente. Foi um trabalho que exigiu esforço e planejamento, e conseguimos reconstruir praticamente toda a estrutura, garantindo melhores condições para quem utiliza essa estrada”, afirmou.
Com a conclusão da ponte sobre o Rio Riachuelo, a Linha-90 volta a contar com a estrutura necessária para a circulação de moradores, veículos de transporte escolar e produtores que dependem da estrada para acessar Ji-Paraná e transportar a produção.
AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO)
COMENTÁRIOS:





