Informa Rondônia
SAÚDE

Ezequiel Neiva destina recursos para compra de tablets a agentes comunitários de saúde de Espigão d’Oeste

Ezequiel Neiva destina recursos para compra de tablets a agentes comunitários de saúde de Espigão d’Oeste
Pronto
0%Atalhos: Espaço (play/pausa), S (parar), ←/→ (volta/avança)
🛠️ Acessibilidade:

Investimento atende a pedido da associação da categoria, presidida por Lívia Corrêa; equipamentos deverão facilitar registros durante visitas domiciliares e acompanhamento das famílias

Por Yan Simon - quinta-feira, 15/10/2026 - 16h25

Informa Rondônia Compartilhe esta reportagem
0 ações
Link copiado.

Porto Velho, RO – Os agentes comunitários de saúde de Espigão d’Oeste, que atualmente utilizam celulares para acessar o sistema de atendimento, deverão contar com tablets adquiridos por meio de recursos destinados pelo deputado estadual Ezequiel Neiva (PL). A iniciativa atende a uma solicitação apresentada por Lívia Corrêa, presidente da associação que representa os profissionais no município.

A tesoureira da entidade, Evanice Cotrim, explicou que os equipamentos poderão facilitar o registro e a atualização das informações coletadas durante as visitas às famílias. Segundo ela, o sistema utilizado pela categoria já permite trabalhar em tempo real, mas o uso dos tablets deverá proporcionar mais praticidade às atividades.

“O tablet para nós vai ser de muita importância, pois agiliza o nosso trabalho. Hoje a gente tem um sistema que permite que a gente trabalhe em tempo real, sendo mais prático. A gente tem realizado o trabalho no celular, mas o tablet vai ajudar a gente, vai ser importante e é uma emenda do deputado Ezequiel Neiva que vai nos ajudar e muito. Agora é só aguardar os trâmites finais”, afirmou Evanice.

A utilização dos novos dispositivos tem como objetivo tornar mais ágeis os procedimentos de registro, acompanhamento e atualização de dados durante os atendimentos domiciliares. A expectativa é facilitar o compartilhamento das informações e contribuir para a organização dos serviços de atenção básica em Espigão d’Oeste.

Evanice também falou sobre o reconhecimento da atuação dos agentes comunitários, especialmente na coleta de informações utilizadas pelo município no planejamento das ações de saúde.

“Fico muito feliz sempre quando estamos numa formação é destacado a importância do trabalho desempenhado pelo agente de saúde, que a gente é a formiguinha, que é o rosto do SUS. Um trabalho mais ágil e mais prático ajuda tanto nós no nosso trabalho e na coleta de dados para o município e para a gestão em si”, declarou.

Ao comentar a destinação dos recursos, Ezequiel Neiva destacou o contato dos agentes comunitários com os moradores e a importância dos equipamentos para o desempenho das atividades.

“São profissionais que estão diariamente perto das famílias, acompanhando de perto as necessidades da população. Oferecer ferramentas adequadas significa dar mais condições para que eles desempenhem esse trabalho com eficiência”, afirmou o parlamentar.

O deputado também relacionou o investimento à necessidade de melhorar a estrutura disponibilizada aos trabalhadores da atenção básica, considerando a utilização das informações registradas durante as visitas para o acompanhamento das famílias e o planejamento das políticas públicas municipais.

“Nosso compromisso é continuar destinando recursos para ações que tragam resultados concretos para os municípios. Na saúde, investir na estrutura e nas condições de trabalho dos profissionais também é investir em um atendimento mais eficiente e de melhor qualidade para a população”, declarou.

Para Ezequiel, o trabalho realizado pelos agentes comunitários também está relacionado às atividades preventivas e ao acompanhamento dos moradores pelas equipes de saúde.

“Os agentes comunitários têm um papel fundamental na saúde pública, porque estão presentes nas comunidades e conhecem de perto a realidade das famílias. Quando fortalecemos quem está na linha de frente, estamos fortalecendo toda a rede de saúde e garantindo melhores condições para cuidar da nossa população”, concluiu.

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO)





COMENTÁRIOS: