Sema trabalha com retroescavadeiras e atua junto com o Corpo de Bombeiros quando a queda atinge residência; Defesa Civil atende pelo 199 e por WhatsApp
Porto Velho, RO – As fortes chuvas que atingiram Porto Velho na terça-feira (3) mobilizaram equipes da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) atuou na retirada de árvores e na desobstrução de vias públicas para restabelecer a circulação nas áreas afetadas.
Somente depois dos temporais mais recentes, a equipe atendeu oito chamados relacionados aos impactos das chuvas. O trabalho vai da poda à retirada de árvores que caem sobre ruas e espaços públicos.
A Sema conta hoje com uma equipe de 11 profissionais para esse tipo de ocorrência, com apoio de maquinário pesado, como retroescavadeiras, usado na remoção de árvores e de outros obstáculos que comprometem o trânsito.
Nos casos mais graves, principalmente quando há ocorrência envolvendo residências, a equipe atua em conjunto com o Corpo de Bombeiros Municipal.
“O trabalho das nossas equipes é fundamental para atender essas situações com agilidade, principalmente quando árvores e outros obstáculos comprometem a circulação ou oferecem riscos às pessoas. Estamos preparados para atuar nesses casos e trabalhar em conjunto com os demais órgãos municipais”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Arthur Borin.
“A prioridade é garantir que a população tenha uma resposta rápida diante dos transtornos provocados pelas chuvas. Nossas equipes estão mobilizadas para desobstruir as vias, retirar árvores e reduzir os riscos, trabalhando para que a cidade retome sua normalidade o mais rápido possível”, disse o prefeito Léo Moraes.
O que fazer ao ver uma árvore caída
Manter distância, evitar contato com galhos e troncos e não tentar remover por conta própria.
Defesa Civil Municipal: 199 ou plantão por WhatsApp no (69) 98473-2112.
Se a árvore atingiu a rede elétrica ou há fios rompidos: não se aproximar e acionar a Energisa.
Risco imediato à vida: Corpo de Bombeiros, 193.
Ocorrências de arborização urbana também podem ser registradas no aplicativo PVH+, na aba “Meio Ambiente”.
Foto: Sema / Prefeitura de Porto Velho
Com informações de: Prefeitura de Porto Velho
AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO)
COMENTÁRIOS:





