BLOG DO CONFÚCIO
Senador de Rondônia, Confúcio Moura descreve rotina política como “subida em pau de sebo”

🛠️ Acessibilidade:

Senador revela que já participou de dez campanhas e reflete sobre o ciclo de permanência na vida pública

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 14/04/2025 - 15h26

Conteúdo compartilhado 246 vezes

Charge feita por IA / Reprodução

Porto Velho, RO – O senador Confúcio Moura (MDB-RO) publicou, no último domingo (12), um texto em seu blog pessoal onde relata as contradições que cercam sua longa trajetória política. Com o título O vício da política, o parlamentar abordou os efeitos da repetição de campanhas eleitorais e a dificuldade de se afastar da atividade pública, mesmo diante da vontade de fazê-lo.

Confúcio afirma ter participado de dez disputas nas urnas, e reconhece que, apesar de ensaiar a saída do cenário político a cada novo ciclo, acaba voltando atrás. “Digo que vou parar, mas acabo não parando”, relatou. Para ele, existe uma espécie de força invisível que o leva de volta ao centro das decisões.

O senador também mencionou que há apenas três formas de deixar a política: por decisão pessoal, pela derrota em uma eleição ou pela morte. A imprevisibilidade, segundo ele, domina o ambiente público. “Tudo é guiado por acontecimentos ao acaso”, escreveu, ao refletir sobre como decisões e caminhos políticos fogem de planejamentos racionais.

Ele também descreveu o processo das campanhas como um momento em que o candidato se entrega completamente às ruas, às falas e propostas — muitas vezes tomado por convicções que parecem inabaláveis. “Como se fossem sagradas, porque estão dentro de você”, afirmou, explicando que as ideias ganham força com o empenho colocado na disputa, ainda que isso não garanta convencimento do eleitorado.

Ao comentar sua atuação parlamentar, Confúcio disse não guardar frustrações e demonstrou reconhecimento ao povo de Rondônia. Para ele, a experiência política está longe de ser linear ou exata, e pode ser comparada a um desafio instável. “É como tentar subir num pau de sebo — muitas subidas, muitas descidas”, resumiu.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: