COLUNA DO SPERANÇA
Desunido, MDB é presa fácil e a história ensina; o pedágio da 364 volta ao debate; e mulheres com tudo em 2026

🛠️ Acessibilidade:

Petrobras muda foco para reflorestamento e MDB se reorganiza em Rondônia de olho em 2026

Por Carlos Sperança - quarta-feira, 14/05/2025 - 17h55

Conteúdo compartilhado 213 vezes

Mudar para vencer

É preciso saudar a Petrobras pela iniciativa de redefinir sua estratégia no mercado de créditos de carbono. Seguindo a tendência mundial, o primeiro enfoque era premiar o desmatamento evitado, o que faz todo o sentido quando a meta é preservar o que ainda restou. Quem tem consciência dos perigos do desmatamento irracional – a irracionalidade consiste em não ver que a floresta rende muito mais em pé que posta abaixo – já preserva e recebe em troca muito mais que os créditos de carbono.
No entanto, reflorestar é um desafio a ser vencido. No caso da Petrobras, a nova atitude, que merece toda a consideração, é priorizar as iniciativas voltadas à restauração de áreas degradadas da Amazônia. Mas tão importante quanto focar na recuperação dessas áreas é alcançar o público-alvo para a iniciativa, pois já é visível que o nó do problema é convencer os possíveis interessados sobre quanto recuperá-las é importante para quem se dedicar a essa tarefa e para o interesse nacional.
O primeiro leilão de concessão privada de florestas desmatadas no Brasil, no final de março na B3, em São Paulo, não atraiu muitos interessados: apenas uma empresa, a Systemica, que tem o banco BTG Pactual entre seus sócios, apresentou proposta e arrematou a UR Triunfo do Xingu, em Altamira (PA). É preciso trocar a propaganda interesseira dos aparelhos eleitorais e seus cultos a personalidades pelo foco nos problemas sérios deste país.

A união do MDB

Com a supremacia da ala do MDB alinhada ao Palácio do Planalto sobre a corrente conservadora bolsonarista, o senador Confúcio Moura foi empossado na presidência estadual do partido prometendo mudanças e buscando com isto restaurar a força da agremiação no estado que já elegeu senadores e governadores. Moura entende que o partido precisa ser oxigenado com novas lideranças, formatar nominatas competitivas para a disputa das cadeiras a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. O partido também precisa se unir, já que segue rachado e isto representa dissabores a vista nas eleições do ano que vem.

A força do partido

Sempre que se uniu, o MDB contou com expressivas vitórias e viradas retumbantes no estado de Rondônia. Seja com a nomeação de Ângelo Angelim (85), substituindo Teixeirão, ou na eleição pelo voto direto de Jeronimo Santana (86), Valdir Raupp (94) e na década passada duas eleições de Confúcio Moura, o partido foi a legenda que mais emplacou governadores no estado. Desunido o MDB sempre foi presa fácil para os adversários, como no caso do lançamento da candidatura do então presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho, que sequer alcançou o segundo turno na sua disputa.

Ainda, a BR 364

Em diligências da Comissão de Infraestrutura do Senado, a questão da privatização da rodovia BR 364, volta ao debate em Rondônia. O presidente do organismo, senador Marcos Rogério (PL-RO) convocou reuniões em Ji-Paraná e Vilhena na próxima segunda-feira, dia 19. Deputados estaduais, federais, senadores e lideranças regionais foram convocadas para os encontros. A questão dos valores do pedagiamento será um dos temas pautados. O senador Marcos Rogério entende que é preciso reagir as decisões que encarecem o custo do agronegócio no estado.

Ovelhas x independentes

No primeiro confronto entre os vereadores ovelhas de Porto Velho e os chamados edis independentes, votando projetos do Poder Executivo, inclusive alguns vetos, tivemos a vitória das ovelhas (assim são designados os vereadores submissos ao Prédio do Relógio), por larga maioria. Desta forma, os independentes – que são ligados ao ex-prefeito Hildon Chaves – só podem fazer barulho mesmo através de denúncias sobre atos do Executivo, principalmente sobre contratos detonados pelo Tribunal de Contas do Estado que serão revistos nos próximos dias. As ovelhas festejaram a vitória e não temem ser tosquiados pelos independentes.

Repercussão negativa

Repercute negativamente em todo o estado a viagem do diretor geral do Detran, Sandro Rocha e sua comitiva para a Europa, com um custo milionário, alegando buscar melhores conhecimentos sobre trânsito para serem aplicados em Rondônia quando voltar. Pela internet teria todas as informações que busca, seriam gratuitas, sem contar as gritantes diferenças entre o comportamento dos europeus e rondonienses no que tange ao transito, situação das estradas e educação. Em Rondônia temos todo dia pelo menos umas 20 vítimas com costelas, ossos das pernas e braços quebrados em acidentes. Como pré-candidato a Assembleia Legislativa, Sandro Rocha deu um tiro no pé com esta viagem.

Via Direta

*** Pelo que rola nos bastidores, as mulheres vão aumentar sensivelmente sua participação nas eleições a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados no ano que vem *** Nomes de peso estão surgindo para a peleja projetando melhoras na representatividade feminina nas bancadas estadual e federal nos próximos anos ***Trocando de saco para mala: começando o verão é grande a preocupação com a situação hídrica de alguns municípios rondonienses. No auge da temporada temos muita fumaceira e escassez de água para abastecer as populações urbana e rural *** Depois de um inverno amazônico rigoroso, os prefeitos se dedicam a recuperação das estradas vicinais e coletoras em Rondônia.

AUTOR: CARLOS SPERANÇA





COMENTÁRIOS: